Por Breno Bringel

Novo filme escrito e dirigido por Nicole Holofcener, À Procura do Amor é um bom filme sobre a vida amorosa para pessoas de meia idade que, ao tentar adotar um tom mais cômico em alguns momentos, acaba por se perder no caminho.

Narrando o romance de Eva (Louis-Dreyfus), massagista divorciada, e Albert (Gandolfini), Holofcener começa a contar a história de maneira direta, sem enrolações. Assim, logo de início, após sermos apresentados a vida tediosa de Eva, o casal já se conhece e o filme começa a se desenvolver.

Apesar dos bons diálogos, sobretudo nas cenas entre Louis-Dreyfus e Gandolfini, o longa peca por não se concentrar em uma única história, perdendo assim o foco. Desse modo, ao mesmo tempo em que acompanhamos Eva e Albert em seu romance, também testemunhamos várias outras histórias secundárias se desenvolvendo, focadas na relação deles com as filhas adolescentes pré-universitárias, nos embates deles com os ex-cônjuges e, por fim, a relação de Eva com a poetisa Marianne, que mais tarde descobriremos ser a ex-esposa de Albert. E é aí, nessa última história, que se concentra o problema maior do roteiro.

A relação entre Eva e Marianne, que inicialmente soa interessante e orgânica à trama, acaba por destoar do resto da narrativa a partir do momento em que Eva descobre que Marianne é ex-esposa de seu atual namorado, levando o filme a desencadear uma série de situações ridículas, dignas das piores comédias, sobretudo a cena em que a verdade sobre essa amizade vem à tona para Albert.

Apesar desses percalços, o longa possui muitos momentos inspirados, principalmente os protagonizados pelo casal principal. Julia Louis-Dreyfus e James Gandolfini, inclusive, estão completamente imersos e a vontade em seus papéis, resultando em uma química bastante interessante entre os dois, ambos com atuações merecidamente elogiadas e premiadas.

O elenco secundário também entrega bons momentos e, apesar de sua personagem não se encaixar tão bem na trama, Catherine Keener, colaboradora habitual Holofcener, está inspiradoramente ótima como Marianne. Toni Collette e Bem Falcone, que interpretam um casal amiga de Eva, também roubam a cena, sobretudo nos momentos que envolvem a relação conjugal dos dois.

Trazendo, também um interessante design de produção, que é organicamente integrado à história, como por exemplo, os móveis da sala que a personagem de Collette insistentemente muda de lugar, em uma clara alusão a inconstância de seu casamento, o longa se encerra com um final que, apesar de previsível, não deixa de soar cativante. É uma pena, portanto, que uma história tão interessante e com bons momentos não tenha sido completamente bem desenvolvida.

 

Cinemascope-a-procura-do-amor -poster-brÀ Procura do Amor (Enough Said)

Diretor: Nicole Holofcener

Roteiro: Nicole Holofcener

Elenco Principal: Julia Louis-Dreyfus, James Gandolfini, Toni Collette, Catherine Keener, Ben Falcone.

Gênero: Comédia/Drama

Nacionalidade: EUA

 

 

 

 

Confira o Trailer:

 

Galeria de Fotos: