Por Jenilson Rodrigues
O retorno de Ethan Hawke e Julie Delpy como os adoráveis Jesse e Céline fecha em grande estilo a trilogia, que mesmo com sua simplicidade conquistou público e crítica em três belíssimas produções. Sem perder o charme, a leveza e o humor dos filmes anteriores Antes da Meia Noite funciona não somente por se tratar de uma sequência dos ótimos Antes do Amanhecer (1995) e Antes do Pôr-do-Sol (2004), até mesmo porque esses longas não dependem um do outro, mas se completam perfeitamente.
Logo na cena inicial pensamos que poderíamos ser surpreendidos e que o foco da trama seria desviado de Jesse e Celine para que a vida que ambos possuíam independente da presença de um e do outro pudesse ter mais destaque no filme. Entretanto, logo que Jesse encerra seu breve diálogo e se despede do filho Hank, com quem passou as férias, lá está Celine, loquaz ao telefone, como se esperasse só a oportunidade de começar mais uma das deliciosas e intermináveis conversas com Jesse. Retornamos, então, ao eixo da narrativa, focada nesse relacionamento que tem o trunfo de manter o espectador conectado a essa divertida história.
Como nos filmes anteriores, o roteiro de Antes da Meia Noite não tem grandes reviravoltas, acompanhamos mais uma passagem da vida dos agora casados Jesse e Céline, mais velhos e vivendo juntos um dia de férias com as filhas Nina e Ella na Grécia.
E foi uma ótima escolha encerrar a trilogia na encantadora região de Messinia, no sudoeste da Grécia. A fotografia mais uma vez exuberante colabora para dar ainda mais suavidade ao enredo. Por mais uma vez, a produção cumpre com seu objetivo e a naturalidade de ver uma bela paisagem se transformando ao longo de um dia regado a bons diálogos conduz o espectador delicadamente, sem causar tédio ou ansiedade, sempre em sintonia com o desenvolvimento da trama.
Foi exatamente a interação entre Ethan, Julie e o diretor Richard Linklater que deu à despretensiosa trilogia o tom ideal para que ela se tornasse algo singular, talvez por não carregar consigo muitos truques e técnicas típicas da maior parte das produções hollywoodianas. O que aproxima mais ainda os três filmes de seu público é a realidade exibida em toda a história, desde o primeiro filme, em 1995. Os tempos de intervalo entre os encontros de Jesse e Celine são os mesmos do período de realização dos longas, assim como há uma grande semelhança na idade dos protagonistas Ethan e Julie com a de seus personagens.
O que se vê em cena são os conflitos típicos de qualquer relacionamento e a transformação das pessoas de acordo com o tempo e o contexto em que estão inseridas. Como a sutileza dos gestos e das palavras ganha um toque totalmente diferente quando se passa dos 40 anos e como, no decorrer da relação entre um casal mais maduro, a linha entre o bom humor e a exacerbação vai ficando cada vez mais tênue. Antes da Meia Noite é mais uma produção que retrata de forma fiel o verdadeiro encontro entre duas pessoas, sem as fantasias de grandes dramas com finais mecanicamente tristes ou felizes.
Antes da Meia Noite (Before Midnight)
Ano: 2013
Diretor: Richard Linklater
Roteiro: Ethan Hawke, Julie Delpie, Kim Krizan, Richard Linklater
Elenco Principal: Ethan Hawke, Julie Delpy, Walter Lassally, Panos Koronis
Gênero: Drama
Nacionalidade: Estados Unidos
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