Por Fausto Fernandes
Em uma época na qual a ostentação é cool, a realização pessoal pode ser considerada superficial. Em Apneia, três amigas vivem de excessos a fim de (subconscientemente) preencher vazios existenciais secretos. Chris (Marisol Ribeiro) sofre com o distúrbio do sono e abusa das drogas e noitadas como forma de não despertar o monstro, Julia (Thaila Ayala) mora sozinha em um apartamento e vive à custa do pai ausente, e mesmo comprometida não dispensa encontros casuais e finalmente Giovanna (Marjorie Estiano), que faz de tudo para satisfazer ao namorado.
As pobres meninas ricas vivem intensamente sem medir o peso das consequências. Elas abusam dos excessos para se protegerem de si mesmas e da realidade. No terceiro ato do filme, quando as máscaras começam a cair mostrando que a vida é bem mais profunda do que aparenta, vemos que o que elas precisam é de apoio. As garotas criaram esta redoma em torno para provar aos outros que tudo está perfeito. Elas são solitárias, tem medos, dúvidas, mas não deixam transparecer e isso é um fardo.
Em seu filme de estreia, o diretor e roteirista Maurício Eça transpõe na tela a força que aparências e julgamentos tem sobre o comportamento humano, aqui vê-se o caso de meninas ricas que não teriam nada do que reclamar, não lhes falta nada material. Porém, são pessoas que carregam o peso de sentimentos que estão fragilizados. Percebe-se o cuidado em não nivelar personagens ou momentos, há camadas em todos os personagens, não só o trio principal.
Há momentos interessantíssimos, principalmente nos delírios de Chris. Quando, vamos conhecendo faceta por faceta. A trilha sonora é bem legal e dá o tom inquieto e urbano da vida das meninas. Outro ponto positivo é a escolha do elenco. É nítida a química e sintonia entre Marisol, Thaila e Marjorie que se entregaram por completo neste universo de vaidades e frustrações.
Apnéia é diferente de muita produção nacional, fugindo do ‘padrão novela global de fazer filme’. Não é um filme mastigado, a digestão é progressiva e esse processo é interessante para tentar compreender essa juventude que preza a ostentação.
Ano: 2014
Diretor: Maurício Eça
Roteiro: Maurício Eça, Mariana Zatz
Elenco Principal: Marisol Ribeiro, Thaila Ayala, Marjorie Estiano.
Gênero: Drama
Nacionalidade: Brasil
Veja o trailer: