Por Ana Lucinski

Quando alguém anuncia o 4º episódio de uma franquia, dois pensamentos passam pela minha mente: ou vai ser uma droga ou vai ser ótimo. Normalmente a primeira opção é a que prevalece (com Shrek infelizmente foi assim).

O tema da jornada de volta para casa poderia ter ficado bem cansativo e ter desgastado a história de vez, porém, o antigo diretor Carlos Saldanha (que dirigiu os outros três episódios) percebeu que era hora de se afastar e permitir que novas mentes ajudassem a produzir o quarto episódio. Confesso que estava apreensiva, adoro a franquia e estava esperando pelo pior, mas para minha alegria, fui surpreendida.

A história continua depois de sua viagem ao “centro da terra”, no terceiro episódio. Manny (Ray Romano/Diego Vilela), Diego (Denis Leary/Márcio Garcia), Sid (John Leguizamo/Tadeu Mello), Ellie (Queen Latifah/Carla Pompílio) e a pequena Amora (Keke Palmer/Bruna Laynes), que agora é uma adolescente, estão vivendo tranquilamente, até que Scrat, com sua obsessão pela noz, causa acidentalmente a divisão dos continentes. O chão começa a se partir e entre as divisões, o mamute Manny, a preguiça Sid e o tigre dente de sabre Diego são separados do resto de seus amigos. Manny, separado de sua família, promete fazer de tudo para reencontrá-la. Assim, começa uma jornada épica com direito a monstros marinhos, piratas e sereias.

Além da jornada de volta para casa, o filme retrata outros temas, como conflitos familiares ao mostrar rapidamente a família maluca de Sid e as desavenças entre pai e filha com Manny e Amora. Temas que foram bem trabalhados para crianças de todas as idades.

Os novos personagens foram o toque final. A avó de Sid completamente gaga me renderam muitas risadas, os piratas como vilões e Shira (Jennifer Lopez/Andréa Suhet), a tigresa que mexe com o coração de Diego.

Claro, o sadismo sobre o pobre Scrat ainda é peça fundamental da narrativa de Era do Gelo, ele vive sua aventura particular, que por muitas vezes cruza com os caminhos dos outros personagens, dando um toque de humor já conhecido da franquia.

Os efeitos gráficos ficaram ótimos, sendo a tempestade é uma das melhores cenas; o trabalho gráfico foi executado de maneira eficiente. Tenho dúvidas se em uma sala 3D acharia o mesmo, apesar de ter certeza que 100% das cenas foram planejadas para esse tipo de entretenimento, a minha certeza de ficar tonta com esse filme em uma sala 3D é de 200%.

Aviso: trata-se de uma animação voltada ao público infantil, portanto, não tem uma história complexa que faça o espectador sair do cinema pensando nos conceitos por trás da produção, muito menos piadas que crianças possam não entender, o que eu achei ótimo, é um filme pra sentar na cadeira e relaxar dando muitas risadas. Apesar de tudo o que foi dito aqui, acredito que as possibilidades em torno de Era do Gelo se esgotaram. Parar agora significaria não correr o risco de estragar com o pior desfecho possível.

Os trailers reservam uma surpresinha: um curta de Os Simpsons está anexado ao filme, com o título de The Longest Daycare (O dia mais longo na creche), estrelado por Maggie Simpson.

 

Cinemascope---A-Era-do-Gelo-4-PosterA Era do Gelo 4 (Ice Age: Continental Drift)

Ano: 2012

Diretor: Steve Martino e Mike Thurmeier.

Roteiro: Michael Berg, Jason Fuchs.

Vozes: Ray Romano, Queen Latifah, Denis Leary.

Vozes versão dublada: Márcio Garcia, Diogo Vilela, Tadeu Mello, Vinicius Nascimento.

Gênero: Animação.

Nacionalidade: EUA.

 

 

Veja o trailer:

[youtube]UXNTta-io3w[/youtube]

Galeria de Fotos: