Por Wallacy Silva

Indomável Sonhadora é o grande indie de 2012. Já era cotado, desde as premiações em Sundance e Cannes, para estar presente no Oscar 2013. O diretor é estreante e o elenco formado por uma maioria de “não-atores”, tirando dos espectadores qualquer possibilidade de pré-julgamento ou expectativa, e surpreendendo com um trabalho tocante, que caminha entre o real e o fantástico.

Na trama acompanhamos a pequena Hushpuppy (Wallis) e seu pai (Dwight Henry), moradores de uma comunidade que fica em zona de risco, chamada “The Bathtub” (“a banheira”). As chances de alagamento são iminentes, as autoridades já interditaram a região, mas parte dos moradores, dentre eles os protagonistas, não querem sair do local que consideram seu lar. O pai, Wink, se esforça constantemente para que a filha seja confiante, forte, e aprenda a se virar independentemente do que venha a acontecer.

O realismo é impetuoso ao retratar a rotina cheia de dificuldades de pai e filha. Mas ao mesmo tempo a história é conduzida pela personagem mirim, adquirindo assim um tom de ingenuidade e de fantasia característico do imaginário infantil. Hushpuppy combina a determinação do pai com sua esperança. Lembrando a curiosidade de um bebê, que costuma levar todo o objeto que estiver ao seu alcance à boca, a menina coloca todos os animais e objetos que encontra na orelha, procurando ouvir um batimento cardíaco ou qualquer sinal de vida. Seus maiores anseios são ajudar o pai, reencontrar a mãe, e deixar a sua marca no mundo para que seja lembrada no futuro.

Para tornar a saga de Hushpuppy mais “mística” são usados em algumas cenas elementos luminosos como sinalizadores, fogos de artifício e pequenas lâmpadas, que também deixam o filme esteticamente mais belo. Entretanto a “vida real” é marcada pela fotografia terrosa de Ben Richardson. Fotografia que, junto com o figurino, acaba por deslocar a menininha nas cenas em que ela está em um abrigo, ao mudar radicalmente para um predomínio da cor branca. O vestidinho azul e o cabelo amarrado descaracterizam completamente a protagonista, deixando claro que ela não se sente bem naquele ambiente.

A produção foi indicada ao Oscar 2013 nas categorias melhor filme, melhor atriz (Quvenzhané Wallis), melhor diretor e melhor roteiro adaptado. Indomável Sonhadora é mais um pequeno filme que se destaca em meio às grandes produções, chamando a atenção da crítica e do público para a importância e a qualidade cada vez maior dos filmes independentes.

 

Cinemascope---Indomável-Sonhadora-PosterIndomável sonhadora (Beasts of the Southern Wild)

Ano: 2011

Diretor: Benh Zeitlin.

Roteiro: Lucy Alibar e Benh Zeitlin.

Elenco Principal: Quvenzhané Wallis, Dwight Henry, Lowell Landes, Levy Easterly.

Gênero: Drama.

Nacionalidade: EUA.

 

 

 

Veja o trailer:

Galeria de Fotos: