Por Silas Mendes

O novo filme do cultuado director Wong Kar-Wai (Amores Expressos, Anjos Caídos, Um Beijo Roubado) é inspirado na história do grande mestre do Kung Fu, Yip Man, homem responsável por treinar o astro dos filmes de Kung Fu, Bruce Lee. Embora se coloque como uma “biografia” do Grande Mestre, Kar Wai da uma direção toda diferente do que se espera da trama e pouco se foca no que realmente acontece a Yip Man, o que, devo dizer, eu esperava muito devido ao fato de já existir quatro filmes baseados no mestre, sendo eles O Grande Mestre e O Grande Mestre 2, de Wilson Yip, e Ip Man: Nasce Uma Lenda e Ip Man: A Batalha Final de Herman Yau, todos – com exceção de A Batalha Final, ainda por estrear – se focando exclusivamente no personagem principal e no Wing Chum.Com o projeto do filme em mente há mais de 10 anos, Wong Kar-Wai adotou um caminho diferente e arriscado para a biografia de um personagem – o de não se focar somente em sua história. Assim como em Jobs se fala muito da história da própria Apple, O Grande Mestre (The Grandmaster) serve quase como uma biografia do Kung Fu, mostrando diversos estilos e tornando ele um personagem importante em toda a história.

Com belas coreografias de Yuen Woo-ping, responsável por coreografias de filmes como Matrix, Kill Bill e O Tigre e o Dragão, as lutas compostas por golpes rápidos e cuidadosos, em alguns casos, são destrinchadas em cada ação e é então que o balé de Kar Wai e Woo-ping começa, com closes que mostram desde a mínima escolha de um movimento para se atacar, como a complicada dança de braços e pernas para se defender. Uma determinada cena, de uma luta entre Gong Er, interpretada lindamente por Zhang Ziyi (O Tigre e o Dragão), e Ma San (Jim Zhang), em uma estação de trem é o exemplo perfeito do trabalho cuidado e poético de Wong Kar Wai.

No entanto, é na própria Zhang Ziyi que reside o que poderá causar “desagrado” entre boa parte do público. Com seu carisma natural e com a força de sua personagem, Gong Er simplesmente deixa Yip Man, já em segundo plano, ainda mais apagado e nessa jogada Kar Wai traz temas como vingança, herança, valores pessoais e força, em troca de uma trama relativamente confusa, organizada em cima de uma construção temporal que pode gerar confusão.

Em contrapartida, a fotografia que enaltece o carater poético e épico de toda a história, com belos takes em câmera lenta, lindas paisagens cobertas de neve ou ruas em uma noite de muita chuva, a trilha sonora não obtem o mesmo sucesso. Em excessão aos momentos de músicas típicas chinesas, a trilha que segue os minuciosos movimentos dos lutadores soa genérica e pouco ajuda para tornar algumas cenas ainda mais interessantes, como os figurinos, quem em determinada cena, atribuem um charme notável a uma cena em uma estação de trem.

O Grande Mestre  possui uma linguagem nada comum e diversos momentos de profunda poesia e filosofia kung fu, com seu visual estonteante é um filme que deve ser visto com paciência.

Cinemascope - O Grande MestreO Grande Mestre (Yi dai zong shi)

Ano: 2013

Direção:  Wong Kar-Wai.

Roteiro:  Wong Kar-Wai, Jingzhi Zou.

Elenco principal: Tony Leung Chiu Wai, Ziyi Zhang, Jin Zhang.

Gênero: Ação, Biografia, Drama.

Nacionalidade: China.

 

 

 

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