Por Ana Lucinski
Páginas e mais páginas virando metros de película, uma tendência dessa época: transformar em filme uma história em quadrinhos (eu estou amando isso)! E dessa vez a Marvel escolheu o Homem de Ferro para as telonas.
Tony Stark (Robert Downey Jr) até nos lembra o jovem Bruce Wayne, bancando o bilionário despreocupado com o futuro, saindo com belas mulheres e bebendo tudo que pode em festas. A única diferença entre os dois é que, Wayne apenas encena enquanto Stark realmente é o próprio bilionário curtindo a vida. Batman é o herói sem superpoderes e rico da DC, e o Homem de Ferro o da Marvel, com universos distintos e personalidades completamente opostas. Um bilionário da indústria bélica curtindo a vida até ser pego de surpresa por uma das suas próprias armas. É, a vida tem o hábito de ser irônica no mundo dos quadrinhos.
Stark aprende da pior forma possível sua lição, sendo sequestrado e forçado a construir uma arma para aqueles que seriam atacados por suas criações. Sua vida é salva por um outro inventor que estava preso por esses mesmos terroristas e em sua nova chance, Stark decide mudar, começando por sua empresa, cessando a produção e criação de armas.
Uma característica comum em filmes iniciais sobre super-heróis é a evolução do herói como pessoa. Comumente ele tem alguns desvios de personalidade que devem ser melhorados conforme decorre os acontecimentos. Bom, com Stark não foi exatamente assim, apesar de melhorar como pessoa e valorizar mais a vida, ele continua sendo o mesmo playboy bilionário de antes. Seu tom sarcástico, suas respostas criativas e seu jeito arrogante são marcas registradas desse personagem. Talvez esse seja o motivo de seu sucesso.
Diferente da maioria dos super-heróis, Stark revela sua identidade. Claro que ele não podia perder os créditos de sua melhor invenção, típico de seu estilo de vida.
Os efeitos especiais que deram vida ao Homem de Ferro estão de arrasar! Simplesmente fantásticos! Todo o processo de criação da armadura quando Stark está em casa é incrível. Seus testes de voo, a destruição de alguns de seus carros no meio do processo, tudo com um tom humorístico que deixa o filme mais leve e nos prende mais aos acontecimentos e ao personagem. As cenas de voo devem ser valorizadas por conta do tom realista que imprimiram.
Não posso deixar de comentar a trilha sonora, para quem gosta de rock, ela está perfeita. Tony Stark e suas peculiaridades tem tudo a ver com o gênero. Diferente de outros filmes baseados em quadrinhos, o Homem de Ferro traz um herói mais humano, cheio de defeitos e ainda sim adorado por todos. O filme é bom em todos os aspectos: roteiro, cenários, personagens, figurino, trilha sonora, praticamente tudo. Mas longe de ser colocado como épico.
Observação: Apesar de Homem de Ferro ter sido lançado antes da estreia do Cinemascope, achamos relevante postar uma crítica do filme, para que fosse possível um maior entendimento sobre a construção do filme Os Vingadores.
Ano: 2008
Diretor: Jon Favreau.
Roteiro: Mark Fergus, Hawk Ostby, Art Marcum e Matt Holloway.
Elenco Principal: Robert Downey Jr., Terrence Howard, Gwyneth Paltrow, Jeff Brigdes.
Gênero: Aventura.
Nacionalidade: EUA.
Veja o trailer:
[youtube]xXAdp_KJ-0A[/youtube]
Galeria de Fotos: