Por Breno Bringel

Novo filme da oscarizada dupla responsável pelo roteiro do regular Os Descendentes (The Descendants), Nat Faxon e Jim Rash, ambos também em pequenos papéis no filme, O Verão de Minha Vida (The Way Way Back), apesar de ser melhor do que o longa anterior, sofre de alguns dos problemas daquele.

Narrando a história de Duncan, personagem do quase apático Liam James, garoto de 14 anos e com baixa autoestima forçado a passar o verão com sua mãe e o respectivo namorado, com o qual não possui uma boa relação, o filme não consegue equilibrar de maneira satisfatória o drama e a comédia. De fato, as cenas dramáticas sempre soam clichês ou, no mínimo, desinteressantes, ao passo que as histórias e personagens do “núcleo comédia” são bem mais desenvolvidas e cativantes.

Por contar com diversos arcos dramáticos, o roteiro do filme, ainda, em alguns momentos, soa episódico e desligado do resto da trama. Com isso, toda a história envolvendo o parque aquático onde Duncan consegue seu primeiro emprego, e a relação quase paternal entre ele e Owen, interpretado por um inspirado Sam Rockwell e o melhor personagem do longa, são seus melhores momentos.

Apesar dos aparentes problemas, o filme conta também com alguns trunfos. O estrelar elenco encabeçado por Steve Carell e Toni Collette é um deles. Carell, aqui novamente investindo em um papel de fundo dramático, interpreta Trent, personagem que, de início, se mostra aparentemente bem intencionado, mas no decorrer do longa, se revela um ser repugnante. Cabe destacar, então, o ótimo trabalho de Carell, pois apenas com o olhar do personagem já conseguimos ver a repreensão e a desaprovação em relação ao enteado.

Toni Collete encarna Pam, a mãe de Duncan e namorada de Trent, sempre demonstrando o desconforto da personagem, ao ser quase que obrigada a se relacionar com os amigos do namorado, com os quais não possui nenhuma afinidade, em detrimento de passar mais tempo com o filho.

Outros nomes do grande elenco incluem Rob Corddry, em um papel subaproveitado, Amanda Peet, em uma personagem clichê e pouco desenvolvida, e Maya Rodolph, em uma interpretação pequena, porém interessante.

Mas, não podemos esquecer a brilhante presença de Allison Janney. Aqui a atriz, uma das minhas intérpretes favoritas (e quem assistiu à série The West Wing sabe do que estou falando), é a grande cartada do elenco. Hilária, ela consegue desenvolver na medida certa uma interpretação que poderia tender ao exagero, além de ter as melhores falas e sacadas cômicas do longa junto com Rockwell.

Por fim, contando também com uma ótima trilha sonora, composta por Rob Simonsen, o filme tem uma excelente cena final que consegue, ao mesmo tempo, criar um belo arco com a primeira cena do filme e encerrar a história de maneira satisfatória, representando uma nova chance para Duncan e sua mãe.

Cinemascope-O- Verão -da- Minha- Vida- pOSTERO Verão da Minha Vida (The Way Way Back)

Ano: 2013.

Direção: Nat Faxon e Jim Rash

Roteiro: Nat Faxon e Jim Rash

Elenco: Steve Carrell, Toni Colette, Allison Janney.

Gênero: Comédia/Drama

Nacionalidade: EUA.

 

 

 

Assista o trailer:

Galeria de Fotos: