Por Lívia Fioretti
O que esperar de um livro escrito por uma autora de Fan Fics? A história da saga começou no momento em que Cassandra Claire teve uma inspiração ao acompanhar sua amiga em um estúdio de tatuagens. Graças aos desenhos no teto, lhe veio à mente a ideia de uma sociedade secreta composta por caçadores de demônios que baseiam suas forças em tatuagens poderosas, chamadas de Marcas.
Diferentemente das outras sagas infanto-juvenis, a protagonista, Clairy Fray (Lily Collins), prova sua forte personalidade no momento do sequestro de sua mãe e compreende que o ocorrido está diretamente ligado ao fato de conseguir ver um universo paralelo. Quando passa a interagir com este, seu mundo vira de pernas para o ar, principalmente por conhecer Jace (Jamie Campbell Bower), um Caçador de Sombras com quem se envolve em um triângulo amoroso, incluindo Simon (Robert Sheehan), seu melhor amigo.
Um dos propósitos da autora foi reformular a fantasia para adequá-la ao ambiente moderno. O filme retrata muito bem Nova York, especialmente o bairro do Brooklin. O “lado B” da cidade, dominado por demônios, feiticeiros e lobisomens, é caracterizado pela mistura de um gigante palácio gótico com locações atuais.Para potencializar ainda mais o clima dark da filmagem os tons de cinza, roxo e vermelho estão muito presentes, assim como os sensacionais efeitos especiais, que tornam a experiência ainda mais emocionante.O filme possui uma dinâmica incrível quando comparado com outros blockbusters adolescentes do gênero. A ação não para, tornando difícil desgrudar os olhos da tela durante as cenas de luta (a música eletrônica como fundo  também contribuiu bastante para isso!).

A trilha sonora está muito bem alinhada à proposta da obra, e inclui grandes nomes da música pop como Jessie J, Demi Lovato (que fez a canção Heart by Heart especialmente para o filme) e Colbie Caillat.

Obviamente, existem controvérsias quando o resultado é comparado ao livro. O filme possui um ritmo mais acelerado característico do meio cinematográfico e acaba alterando a ordem de alguns fatos sem afetar o contexto, afinal, a originalidade do enredo foi aprovada pela autora da série.

A atuação de Lily Collins foi uma surpresa a parte, considerando que a garota conseguiu se soltar e teve reações impressionantes durante toda a filmagem. O personagem de Jace (que inicialmente seria interpretado por Alex Pettyfer) envolveu certa polêmica e está deixando muitas fãs ansiosas para saber se Jamie Campbell Bower estaria à altura do papel. Um aviso às meninas: podem ficar tranquilas, o galã (que participou das sagas Crepúsculo e Harry Potter) entrou bem na personagem.

A Cidade dos Ossos é um dos mais envolventes filmes quando se trata de fantasia infanto-juvenil. É atraente e maduro, a trilha sonora e a fotografia surpreenderam, e foge um pouco das fórmulas usadas pelos seus “concorrentes”.

Os instrumentos mortais - Cidade dos OssosOs instrumentos mortais – Cidade dos Ossos (The Mortal Instruments: City of Bones)

Ano: 2013

Direção: Harald Zwart

Roteiro: Jessica Postigo, I. Marlene King.

Elenco principal: Lily Collins, Jamie Campbell Bower, Jonathan Rhys Meyers, Lena Headey.

Gênero: Fantasia, Ação, Aventura

Nacionalidade: EUA, Alemanha

 

 

 

Veja o trailer:

Galeria de Fotos: