Por Diêgo Araujo
Nas últimas semanas, um dos assuntos que mais repercutiu na internet foi o vazamento do longa Os Mercenários 3 (The Expendables 3). Dirigido pelo jovem cineasta Patrick Hughes, o filme foi baixado por milhares de pessoas muito antes de sua estreia. Agora uma das grandes preocupações gira em torno da bilheteria. A sequência, que foi projetada com o intuito de arrecadar uma quantia superior aos dois filmes anteriores, parece estar bastante comprometida.
Lançado em 2010, Os Mercenários impressionou o mundo por juntar grandes nomes do gênero ação em um longa repleto de muita pancadaria. O sucesso, claro, levou a uma sequência (Os Mercenários 2) com ainda mais adrenalina. Para aqueles que gostam do estilo e acham que não viram o suficiente, posso dizer que Os Mercenários 3 possui todos os elementos indispensáveis que se esperam de um filme de ação: tiros, explosões, lutas, sangue e muita, mas muita confusão.
O longa, que agora conta com um elenco muito mais grandioso, não traz grandes novidades no enredo. Dessa vez, o grupo de mercenários – que passa a contar com integrantes mais jovens – concentra seus esforços em destruir um grande contrabandista de armas, o Stonebanks (Mel Gibson). Ainda assim, quando comparado aos filmes anteriores, Os Mercenários 3 acerta ao tentar unir a ação incessante a um enredo mais consolidado e próximo da realidade.
Confusão é o que não falta nas quase duas horas de exibição. Filmado em um ritmo acelerado, é preciso grande esforço visual para assimilar o que está acontecendo e acompanhar as cenas. Situações impossíveis de ocorrer, como sempre, ainda estão lá, embora com menos frequência do que se imagina num filme do gênero.
O elenco, repleto de grandes nomes do cinema, até faz um trabalho bem feito, mas em um filme como esse não se espera que o talento seja o verdadeiro motivo de uma produção que teve o orçamento total estimado em US$ 80 milhões. Os destaques ficam por conta do Mel Gibson, que com o seu sarcasmo acirrado desenvolveu de forma bastante característica o vilão Stonebanks, e o Antonio Banderas, que diverte com o cômico Galgo.
Todo filme deve atender aquilo a que se propõe. Indo direto ao ponto, sem enrolação e perda de tempo, Os Mercenários 3 mostra que foi produzido para agradar fãs do gênero e entreter aqueles que o assistem sem grandes expectativas. Em um longa que une em uma única sequência conta com Sylvester Stallone, Arnold Schwarzenegger, Mel Gibson, Harrisson Ford, Jason Statham, Wesley Snipes e Terry Crews, a última coisa que podemos esperar é um enredo brilhante e uma produção digna de Oscar.
Os Mercenários 3 (The Expendables 3)
Ano: 2014
Diretor: Patrick Hughes
Roteiro: Sylvester Stallone, Creighton Rothenberger.
Elenco Principal: Sylvester Stallone, Jason Statham, Harrison Ford, Arnold Schwarzenegger, Mel Gibson.
Gênero: ação, aventura, suspense
Nacionalidade: Estados Unidos, França
Veja o trailer:
Galeria de Fotos: