Como manda a tradição, o pai da criança, interpretado por Yaftach Klein, deve se casar novamente. Em meio a essa situação difícil, a família tenta arranjar uma candidata para ser sua nova parceira. Entre diálogos entre as mulheres da família e conselhos de rabinos sobre a melhor pessoa para tomar o papel de mãe, os principais vazios ficam claros – a criança precisa de uma figura materna, o pai precisa de uma parceira, e Shira está na idade de formar uma família. É aí que o filme trata de um tema como o casamento de forma tão distinta, porém familiar em muitas culturas – casar com alguém para o bem de todos ao redor, ou para o bem de si mesmo?
A proposta do filme não é questionar ou criticar as tradições do casamento judeu a ponto de causar polêmica, e sim de apresentar um ritual diferente de uma cultura tão rica. O espectador pode entender ou não, aceitar ou não, mas a intenção aqui é preencher o vazio de forma imparcial entre mundos e religiões, criar pontes. Burshtein mostra que as mulheres não são forçadas, mas há uma pressão social para que se casem – visão que não é incomum no mundo ocidental.
A obra é, primeiramente, feminina – no sentido das questões íntimas da mulher. Burshtein aborda temas como maternidade, morte, medos, matrimônio e expectativas sociais de forma delicada, mas nem um pouco cor de rosa. O roteiro, com poucos diálogos, retrata bem a delicadeza e ambiência proposta pela diretora. As atuações são ricas e intensas na medida certa, sem exageros.
Aqui, não é importante entender ou questionar a obra, mas sim sua proposta. O mundo de Shira pode ser diferente do mundo do espectador, mas nele o amor, a confusão, os desejos, as alegrias, os medos – em geral, os sentimentos – são da mesma maneira, como em todas as culturas, com em todo ser humano. O diferente é igual mesmo nas diferenças, e é aí que a familiaridade do filme está contida.
Preenchendo o Vazio (Lemale et ha’halal)
Ano: 2012
Direção: Rama Burshtein.
Roteiro: Rama Burshtein.
Elenco principal: Hadas Yaron, Yiftach Klein, Irit Sheleg.
Gênero: Drama.
Nacionalidade: Israel
Veja o trailer:
Galeria de fotos: