Curso 100% online
Certificado digital
Material complementar
Assista quando quiser
O CURSO
Este curso irá percorrer cada um dos elementos internos de um filme desde sua origem até a evolução que conhecemos hoje. O intuito é fornecer ao aluno ferramentas para que ele seja capaz, após cada uma das aulas, de assistir a uma produção e reconhecer cada “engrenagem” usada nessa máquina que é o cinema. Desde os elementos formais externos até os recursos mais internos, ligados a etapas de uma produção que visam a transformar o material bruto em algo que faça sentido, pelo menos num primeiro momento.
+ de 6 horas de conteúdo em vídeo
+ material de apoio (artigos e ebook exclusivo para download)
+ Certificado Digital fornecido pela Hotmart (plataforma onde o curso está hospedado)
EMENTA
MÓDULO 1 | INTRODUÇÃO: FORMA E CONTEÚDO
Aula 1: Pilares da linguagem cinematográfica
Detalhada introdução sobre os três pilares da linguagem cinematográfica: o pioneirismo de D.W. Griffith, a influência estética e formal dos ismos europeus, ou seja, dos movimentos artísticos de vanguarda, e da montagem soviética.
Aula 2: De Caligari a Hitler
Homenagem ao filme centenário “O Gabinete do Dr. Caligari” e análise profunda para compreender sua importância, a partir de autores como Sigfried Kracauer e Lotte Eisner.
MÓDULO 2 | ELEMENTOS NARRATIVOS
Aula 1: Elementos da narrativa fílmica
O que é a narrativa? Parece uma pergunta simples, mas para começar a respondê-la, é preciso saber também o que é argumento, roteiro, jornada do herói, diegese, não-diegese, causa e efeito.
Aula 2: O tempo dentro da narrativa fílmica
Imersão nas particularidades da narrativa linear, não-linear, pontos de vista do personagem, flashback, flashforward, fragmentação, tempo psicológico e características do ensaio audiovisual.
Aula 3: Análise de Caso: 2001 – Uma Odisseia no Espaço (1968)
MÓDULO 3 | ELEMENTOS ESTÉTICOS
Aula 1: A Mise-en-scène
Cada diretor-autor possui uma ideia bastante particular de como construir e delinear uma história na tela. Para isso, eles articulam métodos e visões de cânones do estudo em atuação, como Constantin Stanislavski e Bertolt Brecht.
Aula 2: A cinematografia e sua estética
O trabalho da direção de fotografia tem muitas nuances e uma delas é a cor. Vamos entender como o uso desse elemento foi mudando ao longo das décadas, desde os filtros utilizados no cinema mudo/clássico até a subversão e inventividade vistas no cinema moderno e contemporâneo.
Aula 3: Elementos da decupagem
O corte com função dramática. Dentro e fora de campo, plano-sequência e introdução ao plano geral.
Aula 3 (parte II): Elementos da decupagem II
Análise dos variados tipos de planos cinematográficos: plano geral, plano detalhe, primeiro plano, plano americano, close, etc. Tudo recheado com muitas cenas de exemplo.
Aula 4: Análise de Caso: Limite (1931)
MÓDULO 4 | MONTAGEM
Aula 1: A montagem clássica
A essa altura você já sabe que Griffith é o “pai” da linguagem cinematográfica. Este módulo explica como o visionário estabeleceu parâmetros e explorou conceitos, seguidos até hoje, relacionados à montagem. Entre eles estão a elipse, o paralelismo e a regra dos 180°.
Aula 2: A escola soviética de montagem
Kuleshov, Eisenstein e Vertov: a santíssima trindade da montagem soviética. Aqui é esclarecida a importância dessa escola na constituição de um aspecto tão importante do processo cinematográfico.
Aula 3: Análise de Caso: Snatch, Vinyl, 2 Coelhos, Terra Estrangeira
MÓDULO 5 | HISTÓRIA E ESTÉTICA DO SOM
Aula 1: O som do cinema e o som no cinema
Panorama histórico que remonta a entrada do som — diegético e não-diegético — no cinema e seus usos criativos como elemento essencial na construção da linguagem. São explorados, ainda, particularidades do foley, da trilha, da edição de som, etc.
Aula 2: Análise de caso – Á Meia Noite Levarei sua Alma (1964)
MÓDULO BÔNUS
Aula 1: Parasita (2019) e a Sociedade do Cansaço e do Desempenho
Aula 2: Deus e o Diabo nas terras e nos transes de Glauber
Quem fez
PROFESSOR
Donny Correia é mestre e doutor em estética e história da arte pela USP e crítico de cinema. Também é escritor e poeta, tendo publicado, entre outros, Corpocárcere (2013) e Zero nas veias (2015). Em 2013, tornou-se o primeiro brasileiro a ter um poema selecionado pela NASA para ser enviado a Marte a bordo da sonda MAVEN. Publica ensaios e resenhas em periódicos como O Estado de S. Paulo, Folha de S.Paulo e Psicologia em foco (PUC-PR). Também atua como professor de História e Linguagem do Cinema em instituições diversas como FMU, Academia Internacional de Cinema e Sesc. Em 2016 publicou uma compilação das críticas cinematográfica do poeta modernista Guilherme de Almeida, lançada pela editora Unesp: Cinematographos de Guilherme de Almeida – antologia da crítica cinematográfica. Sua obra mais recente, publicada em 2018, é Cinefilia crônica: comentários sobre o filme de invenção.