R$ 249,00ou em 12 x de R$ 24,26 no cartão

Curso 100% online

Certificado digital

Material complementar

Assista quando quiser

O CURSO

Este curso irá percorrer cada um dos elementos internos de um filme desde sua origem até a evolução que conhecemos hoje. O intuito é fornecer ao aluno ferramentas para que ele seja capaz, após cada uma das aulas, de assistir a uma produção e reconhecer cada “engrenagem” usada nessa máquina que é o cinema. Desde os elementos formais externos até os recursos mais internos, ligados a etapas de uma produção que visam a transformar o material bruto em algo que faça sentido, pelo menos num primeiro momento.

+ de 3 horas de conteúdo em vídeo

+ material de apoio (artigos e apostila exclusiva para download)

+ Certificado Digital fornecido pela Hotmart (plataforma onde o curso está hospedado)

EMENTA

MÓDULO 1 | INTRODUÇÃO: FORMA E CONTEÚDO

Aula 1: Pilares da linguagem cinematográfica

Detalhada introdução sobre os três pilares da linguagem cinematográfica: o pioneirismo de D.W. Griffith, a influência estética e formal dos ismos europeus, ou seja, dos movimentos artísticos de vanguarda, e da montagem soviética.

MÓDULO 2 | ELEMENTOS NARRATIVOS

Aula 1: Elementos da narrativa fílmica

O que é a narrativa? Parece uma pergunta simples, mas para começar a respondê-la, é preciso saber também o que é argumento, roteiro, jornada do herói, diegese, não-diegese, causa e efeito.

Aula 2: O tempo dentro da narrativa fílmica

Imersão nas particularidades da narrativa linear, não-linear, pontos de vista do personagem, flashback, flashforward, fragmentação, tempo psicológico e características do ensaio audiovisual.

MÓDULO 3 | ELEMENTOS ESTÉTICOS

Aula 1: A Mise-en-scène

Cada diretor-autor possui uma ideia bastante particular de como construir e delinear uma história na tela. Para isso, eles articulam métodos e visões de cânones do estudo em atuação, como Constantin Stanislavski e Bertolt Brecht.

Aula 2: A cinematografia e sua estética

O trabalho da direção de fotografia tem muitas nuances e uma delas é a cor. Vamos entender como o uso desse elemento foi mudando ao longo das décadas, desde os filtros utilizados no cinema mudo/clássico até a subversão e inventividade vistas no cinema moderno e contemporâneo.

Aula 3: Elementos da decupagem

O corte com função dramática. Dentro e fora de campo, plano-sequência e introdução ao plano geral.

Aula 3 (parte II): Elementos da decupagem II

Análise dos variados tipos de planos cinematográficos: plano geral, plano detalhe, primeiro plano, plano americano, close, etc. Tudo recheado com muitas cenas de exemplo.

MÓDULO 4 | MONTAGEM

Aula 1: A montagem clássica

A essa altura você já sabe que Griffith é o “pai” da linguagem cinematográfica. Este módulo explica como o visionário estabeleceu parâmetros e explorou conceitos, seguidos até hoje, relacionados à montagem. Entre eles estão a elipse, o paralelismo e a regra dos 180°.

Aula 2: A escola soviética de montagem

Kuleshov, Eisenstein e Vertov: a santíssima trindade da montagem soviética. Aqui é esclarecida a  importância dessa escola na constituição de um aspecto tão importante do processo cinematográfico.

MÓDULO 5 | HISTÓRIA E ESTÉTICA DO SOM

Aula 1: O som do cinema e o som no cinema

Panorama histórico que remonta a entrada do som — diegético e não-diegético — no cinema e seus usos criativos como elemento essencial na construção da linguagem. São explorados, ainda, particularidades do foley, da trilha, da edição de som, etc.

Quem fez

 

As aulas são cheias de exemplos, o que torna mais fácil assimilar o conteúdo, além de aumentar o nosso catálogo cinematográfico. Aprender sobre cinema nunca foi tão fácil.

Victoria Britto (Estudante) – Teresina-PI

 

 

 

 

O curso ajuda a treinar a percepção sobre como entender os principais elementos que compõe um filme, sem precisar fazer um curso tão extenso como uma faculdade, por exemplo.

Wagner Dantas (Roteirista) – Recife-PE

 

 

Um curso dinâmico. Excelente oportunidade para quem deseja expandir as possibilidades do olhar e viver a experiência do cinema.

Fernanda Mendonça (Jornalista) – Recife-PE

 

 

 

O curso foi muito bom, além de aprender um pouco sobre cinema, ele reforçou alguns conceitos e até algumas técnicas que posso utilizar no meu dia a dia como fotógrafo. Valeu a pena!

Adamo Alighieri (Fotógrafo) – Belo Horizonte-MG

 

PROFESSOR

Donny Correia é mestre e doutor em estética e história da arte pela USP e crítico de cinema. Também é escritor e poeta, tendo publicado, entre outros, Corpocárcere (2013) e Zero nas veias (2015). Em 2013, tornou-se o primeiro brasileiro a ter um poema selecionado pela NASA para ser enviado a Marte a bordo da sonda MAVEN. Publica ensaios e resenhas em periódicos como O Estado de S. Paulo, Folha de S.Paulo e Psicologia em foco (PUC-PR). Também atua como professor de História e Linguagem do Cinema em instituições diversas como FMU, Academia Internacional de Cinema e Sesc. Em 2016 publicou uma compilação das críticas cinematográfica do poeta modernista Guilherme de Almeida, lançada pela editora Unesp: Cinematographos de Guilherme de Almeida – antologia da crítica cinematográfica. Sua obra mais recente, publicada em 2018, é Cinefilia crônica: comentários sobre o filme de invenção.

Compartilhe: