Por Soraya Yumi
Coma
Sábado, 4 de março
Roteiro: Harley Peyton. Direção: David Lynch.
Em cima, como embaixo…o ser humano se encontra no meio. Existe tanto espaço, proporcionalmente, do lado de fora do humano como ao lado de dentro. Estrelas, luas e planetas nos lembram de prótons, neutros e elétrons. Existe um ser maior, andando com todas as estrelas dentro? O nosso pensamento faz efeito no que acontece ao nosso redor e no que acontece dentro de nós? Eu acho que sim. Qual o lugar do creme de milho no mecanismo do Universo? O que é creme de milho? Um símbolo de alguma outra coisa?
A Senhora do Tronco reflete em seu monólogo a ideia de algo maior que controla tudo, tanto seres humanos, quanto seres que estão abaixo ou acima de nós. A sua comparação científica com a astrológica prediz o que se revelará ao decorrer deste episódio e o excêntrico creme de milho também.
O episódio “Coma” é iniciado no Hotel Great Northern, com uma conversa inicialmente engraçada em que o Agente Cooper conta para o Agente Albert sobre o Budismo, as “Gerações Felizes” e o Dharma; em seguida, Cooper é cortado pela objetividade de Albert, que pensa em resolver logo os problemas de Twin Peaks. Ronnette Pulaski acordara do coma, porém, muda. A autópsia do corpo de Jacques Renault provara que ele fora sufocado com um travesseiro e não estrangulado. Os agentes pretendem interrogar Shelly Johnson sobre o incêndio na Serraria; e por fim, a conversa termina após Albert revelar à Cooper que a sua volta à Twin Peaks não foi por acaso, mas sim por causa de Windom Earle, ex-parceiro de Cooper, que desaparecera.
Donna inicia seu trabalho voluntário no Meals on Wheels, em seu primeiro dia, vai à casa da excêntrica Sra. Tremond. Em uma poltrona há um menino de terno – curiosamente, este menino é filho do diretor David Lynch; Austin Jack Lynch – que diz à Donna a seguinte frase “Às vezes, as coisas podem acontecer assim…” e estala os dedos. Logo após essa estranha frase, a Sra. Tremond se indigna com a presença de creme de milho em sua refeição, já que havia pedido sem; então, ela pergunta à Donna se ela consegue ver esse creme de milho, obviamente Donna responde que sim, e em seguida a Sra. Tremond repete a pergunta, e assustadoramente Donna nota que não há mais creme de milho no prato, quando torna o olhar para o menino, vê creme de milho na mão dele. A Sra. Tremond diz que seu neto estuda mágica, e depois pergunta quem é ela, então Donna responde que ela está no lugar de Laura Palmer. Sra. Tremond diz enfaticamente “Ela está morta!”, Donna aproveita e pergunta se ela conhecia bem a Laura, a idosa responde que não; porém, diz que ela poderia perguntar para o vizinho, Sr. Smith, afirma que ele era amigo de Laura. Donna bate na porta do vizinho, mas sem sucesso, então escreve algo num papel e deixa na porta e vai embora.
No hospital, Agente Cooper e Xerife Truman buscam respostas sobre quem atacou Ronnette, agora, acordada do coma, Cooper mostra duas imagens dos possíveis suspeitos, a jovem reage ao ver a imagem de Bob.
No Hotel Great Northern, os irmãos Horne conversam sobre seus planos de pegar o terreno da Serraria Packard, dizendo que agora só falta Josie fazer Pete assinar o contrato e colocar a culpa do incêndio na falecida Catherine.
Major Briggs, pai de Bobby, está tomando um café com creme no Double R, quando chega a Senhora do Tronco. Senta-se ao lado do Major, Norma a serve um café e diz que não é para ela cuspir o chiclete por aí, que ela deve usar o cinzeiro. A Senhora do Tronco diz à Major Briggs que seu tronco tem algo a dizer: “Entregue a mensagem.” Na delegacia de Twin Peaks, Hank vai até a sala de Truman para assinar uns papéis, juntamente está Cooper, que logo após Hank deixar o recinto o telefone toca, Benjamin Horne notifica que sua filha está desaparecida por volta de dois dias.
No escritório de Ben Horne, Leland aparece para falar de negócios, porém, logo se perde em devaneios quando vê uma folha com o desenho do Bob, naquelas folhas de “Você viu esse homem?”. Leland diz que o conhece, que era seu vizinho quando ainda era apenas um garoto. Após o devaneio, sai correndo dizendo que precisa falar com o Xerife sobre isso.
Na sala de cirurgia do Dr. Hayward, Shelly conversa com o doutor para saber da situação de Leo Johnson. A bala estava cravada em sua espinha, consequentemente, Leo ficaria vegetando.
No Jack Caolho, Audrey descobre que Emory Battis, responsável por recrutar meninas no departamento de perfumes da empresa Horne, está por lá, então, com seu charme consegue o que quer, entra no quarto e como já estava amarrado, apenas pegou um fio e amarrou em sua garganta e começou a questioná-lo. Então, descobre que seu pai é o dono de tudo, do Jack Caolho; que seu pai sabia que Laura e Ronnette trabalharam no Jack Caolho.
Shelly e Bobby conversam no carro sobre Leo Johnson, Bobby tenta convencê-la de manter Leo em sua casa, justificando que são mais de 5 mil por mês que ela receberá, mas só se ele permanecer na casa com ela.
No quarto do Hotel Great Northern, Cooper está gravando suas rotineiras informações destinadas à Diane, quando alguém bate na porta. É Major Briggs, que traz uma informação interessante, primeiro diz que não tem autorização de dizer de quem é a mensagem, mas que parte de seu trabalho para o governo é fazer a manutenção de monitores do espaço, direcionadas para galáxias longínquas, logo, recebe lixo espacial para decodificar e examinar. Major Briggs mostra a Cooper como se parecem essas informações –se parecem com ondas de rádio – e ainda, o Major diz que essas mensagens foram recebidas por volta de quinta-feira à noite, momento em que Cooper fora baleado. As duas mensagens recebidas eram “The owls are not what they seem” e “Cooper, Cooper, Cooper…”, dessa forma, o Major soube para quem era a mensagem.
Em uma cena de momento musical, o trio, Donna, James e Maddy estão cantando uma música baladinha-romântica em que rolam olhares entre eles, porém, James e Maddy se olham profundamente e Donna repara e sai correndo aos prantos. E como todo bom moço, James corre atrás e se beijam. Nesse exato momento, o telefone começa a tocar, o pai de Donna diz que é um tal de Sr. Smith, e então, Donna vai atendê-lo e marcam de se encontrar. Enquanto isso acontece, Maddy fica sozinha na sala, olhando para o nada, quando de repente ela começa a ver Bob, que se aproxima de forma assustadora.
Ao final do episódio, Agente Cooper tem um sonho estranho sobre o gigante, Bob, e a frase “As corujas não são o que parecem”, quando é acordado pelo som do telefone da cabeceira, Audrey liga falando que está com problemas, e Cooper pergunta onde ela está, mas não dá tempo porque Blacky O’Reilly chega e desliga a linha.
A Senhora do Tronco inicia seu monólogo afirmando que os seres humanos se encontram no meio, entre dois mundos, frase que se tornará mais clara no decorrer dessa temporada, e também relaciona os fatores astrológicos com o fato de Major Briggs ter recebido mensagens de seres do espaço, porém, a questão mais interessante – pelo menos do meu ponto de vista – é qual o lugar do creme de milho no mecanismo do Universo? O que é creme de milho? Um símbolo de alguma outra coisa? Provavelmente, essa, nem mesmo os roteiristas devem saber responder.
Veja o video: