“Às vezes, a natureza nos engana e pensamos que somos quem não somos de verdade. Esta é a chave da vida em geral? Ou é o caso do esquizofrênico de duas cabeças? Cada cabeça achava que a outra a estava seguindo. Finalmente, quando uma cabeça não estava olhando, a outra atirou entre os olhos, é óbvio, se matou”.A Senhora do Tronco reflete sobre a multiplicidade do eu. Neste episódio faz referência ao personagem Harold, mas também a todos os personagens, especialmente a Laura Palmer. Seu monólogo ilustra bem a perda da sanidade.Agente Cooper acorda em seu quarto no Great Northern já gravando seu depoimento para Diane, relata suas dores persistentes na região da costela e consequentemente afirma que praticará 15 minutos a mais de ioga pelas manhãs. Ao executar o exercício e ficar de ponta cabeça em seu quarto, observa que debaixo de sua cama há uma carta. Então confirma para Diane que o Gigante estava certo, ele estava esquecendo de algo. No conteúdo da carta: “Eu fui para o Norte. A resposta pode estar no Jack. Com amor, Audrey.”
Na delegacia, Hawk traz a informação a Truman, que os vizinhas dos Palmers eram duas professoras idosas e que estas não se lembram de nenhum homem com cabelo grisalho. Lucy se despede do Xerife porque vai para Tacoma por dois dias a fim de visitar sua irmã Gwen. Logo após a partida de Lucy, Cooper aparece e avisa a Truman que sabe onde Audrey está.
Após Leo ser baleado e hospitalizado, ele fica completamente paralisado e incapaz de se comunicar, basicamente se transforma em um vivo-morto em uma cadeira de rodas. O badass agora preso em seu próprio corpo e recebendo os cuidados de Shelly e Bobby, estes não se compadecem da situação de Leo, mas só fingem estar cuidando para receber 5 mil por mês.
No Bang Bang Bar está acontecendo o julgamento de Leland Palmer acusado por assassinato de primeiro grau. A audiência ocorre para determinar a necessidade de fiança. O promotor afirma que o Estado de Washington pede que a fiança seja negada por conta da gravidade do crime, pela premeditação e pelas condições mentais de Leland. Na defesa de Leland, Xerife Truman replica de forma completamente emocional, usando o nome da família Palmer, respeitada na cidade e especialmente pela dor de um pai perder sua filha de uma forma tão trágica. Após uma rápida audiência, o juiz declara que o acusado ficará em liberdade, sem fiança; Leland não poderá sair da cidade e terá que comunicar a polícia todos as suas locomoções, e por fim, pede para Sid o calendário para marcar o julgamento final de Leland Palmer.
Donna leva a comida para o Harold e aproveita para fazer uma proposta de trocar as informações da vida pessoal dela – para ajudar a montar o romance que Harold escreve – em troca de poder ler o Diário de Laura Palmer. Harold aceita com a condição de que ele lerá para ela e o diário não deverá sair de sua casa. Então é feito o acordo. Donna senta para contar a sua história, enquanto ele registra. Contudo, em um momento de distração, ela pega o diário de Laura e diz que lera do lado de fora. Harold possuí Síndrome do Pânico, e ao sair de sua casa para resgatar o diário acaba por desmaiar.
De volta ao Bang Bang bar, a questão de Leo Johnson ser condenado ou não está em andamento. Após uma boa argumentação, porém exaltada, do promotor sobre a justiça que deve ser feita pelas ações danosas de Leo contra a argumentação fraca da defesa que afirma que Leo se tornou um vegetal e que não haveria a necessidade de condena-lo o juiz delibera e senta no bar ao lado de Xerife Truman e Cooper para saber a opinião deles. O juiz então declara que Leo Johnson uma pessoa sem condições de ser julgada, logo, será transferido para a sua casa.
Nadine volta para casa – estava hospitalizada porque tentara suicídio – mais conturbada do que nunca. Não reconhece James e demonstra ter se deslocado no tempo, agindo feito uma adolescente, e estranhamente adquire uma força sobrenatural.
No Great Northern, representante de uma empresa de investimento japonesa, Sr. Tojamura, surge sem ao menos ter agendado com Ben Horne e propõe uma ótima oferta para o projeto Ghostwood. Agente Cooper entra no escrito de Ben Horne logo após a saída do investidor. Hank espiona por trás de uma porta. Ben tem uma ligação do Canadá na linha, recebe a instrução de levar a maleta com dinheiro à um parque de diversão abandonado. Agente Cooper leva a maleta e diz para Ben se manter perto de um telefone e sai da sala. Ben chama Hank e diz para assegurar que a maleta chegue ao destino e para trazer Audrey de volta. Hank pergunta se não é para trazer Cooper de volta e Ben responde que Cooper ficará por lá.
Maddy e Donna arquitetam o plano para roubar o Diário de Laura Palmer da casa de Harold. Na delegacia, Andy ocupa o lugar de Lucy enquanto a substituta não aparece e descobre que Lucy foi a uma clínica de abordo em Seattle. Cooper e Truman conversam sobre as estratégias para a missão no Jack Caolho. Hawk aparece com a informação de que o homem de um braço só está hospedado no Motel Robins Nest, rodovia A-9, em mão, Hawk carrega as provas de drogas encontradas no quarto do homem de um braço só. Cooper e Truman vão por o plano em prática.
Na casa de Harold, Donna está dando seu segundo depoimento enquanto Maddy está do lado de fora esperando o sinal para entrar e pegar o diário de Laura. Harold explica o funcionamento das orquídeas e de repente Donna e Harold se beijam. Harold interrompe e vai para algum lugar da casa. Donna aproveita e pega a lanterna para dar o sinal a Maddy. Maddy entra, porém não conseguem efetuar o plano, Harold percebe e surta.
Cooper e Truman entram no Jack Caolho, Cooper encontra Nancy e logo encontra Audrey amarrada numa cama e completamente dopada. Nancy tenta esfaquear Cooper, mas o agente do FBI dá uma surra nela e liberta Audrey. Truman observa Jean Renault beijando Blacky quando de repente Jean a mata e nota que há alguém atrás da porta. Atira. Quando Truman vai atirar, o alvo já não está mais lá. Felizmente, a operação dá certo. Todos conseguem sair do Jack Caolho, exceto Hank que é pego por Jean.
“Às vezes, a natureza nos engana e pensamos que somos quem não somos de verdade. Esta é a chave da vida em geral?”. Esse é o abismo entre ser e almejar ser alguém. Assim vemos as personagens desse seriado, vivendo essa vida pendular, que em algum momento as levarão ao “caso esquizofrênico de duas cabeças”.
Veja o vídeo: