Por Soraya Yumi
Quinta-feira, 9 de Março. Roteiro: Mark Frost. Direção: David Lynch.
Quando o vento noturno sopra
os galhos balançam
o sussurro, o sussurro mágico que traz o sonho escuro.
O sonho de sofrimento e dor.
Dor para a vítima
Dor pra quem inflige a dor
Um círculo de dor
Um círculo de sofrimento
Desgraçados aqueles que vêem o cavalo branco”
Na casa dos Palmer, Maddy comunica a seus tios sobre voltar para sua cidade, Missoula, já que lá ela tem a vida dela, apartamento, trabalho etc. Shelly, Bobby e Leo estão sentados na cozinha fazendo os cálculos de quanto terão de dinheiro por mês, se encontram numa situação precária de renda de apenas 45 dólares. Bobby dá a ideia de descobrir onde Leo esconde o dinheiro e nesse momento Leo começa a gritar em um tom muito agudo, depois cospe e diz numa voz doce: “new shoes” (sapatos novos).
Após ter se recuperado, Audrey está no escrito com seu pai e afirma saber sobre o Jack Caolho, sobre Blackie, Emory Battis, Ronette e Laura. Ben se faz de desentendido, mas Audrey o coloca contra parede dizendo que o viu lá, porque ela era a “Prudence”, a garota nova com máscara branca que ele ia fazer sexo. Então, visto numa situação péssima, Ben resolve falar. Audrey pergunta quanto tempo Ben é dono do Jack Caolho, se ele sabia que Laura trabalhava lá, se ele dormiu com Laura e se ele a matou.
Shelly se demite do trabalho e chora pedindo desculpas a Norma porque não queria desaponta-la. Ed e Nadine entram no Double R, Norma e Shelly observam em choque o estranho comportamento de Nadine, que acredita estar no colégio e que seus pais estão em uma viagem na Europa.
Na estranha obsessão de Leo em apenas dizer “new shoes” e cuspir, Bobby desconfia de que há algo nas botas. Mike e Bobby buscam a bota velha de Leo na loja de conserto e martelam a lateral até a sola sair, então, descobrem uma micro fita.
Na sala de reunião do Xerife, na delegacia, Cooper está gravando seu diário áudio para Diane, com papéis do diário de Laura Palmer, amassados e rasgados, espalhados pela mesa, Cooper registra que Laura cita a existência do homem de um braço só; repetidas vezes fala sobre Bob e que ele era uma ameaça à ela desde a adolescência, indícios de moléstia e abusos regulares. Bob seria um amigo de seu pai, duas semanas antes de sua morte afirma que “Algum dia, vou contar para o mundo sobre Ben Horne. Vou contar a eles quem Ben Horne realmente é”. Logo em seguida Audrey Horne aparece na sala e conta a Cooper sobre Ben ter dormindo com Laura, ser dono do Jack Caolho, de Laura ter trabalhado lá. Cooper a manda pra casa e pede para que não conte nada a ninguém. Truman aparece e pergunta o que estava acontecendo, Cooper diz “sem substâncias químicas, ele aponta”. Gerard/Mike, o homem de um braço só, havia injetado algo no braço e desmaiou logo depois que alguém entrou na sala. Cooper conclui que Benjamin Horne seja o culpado e pede um mandado de prisão.
Como já dito em outro texto, David Lynch e Mark Frost queriam ter feito um filme biográfico de Marilyn Monroe, como não conseguiram direitos autorais para a produção, acabaram por criar a série Twin Peaks. Portanto, temos algumas coisas em comum entre Marilyn e Laura, ambas foram mortas um dia após ter escrito em seu diário que revelaria ao mundo a verdade “sobre um homem rico e poderoso com quem estava tendo um caso”.
No Great Northen, Sr. Tojamura e Ben fecham negócio no projeto Ghostwood, antes que possa ser assinado algum contrato a polícia chega e prende Ben a força. Na delegacia, a Senhora do Tronco espera a chegada de Cooper e Truman e diz a eles “Não sabemos o que vai acontecer, nem quando…mas há corujas no Roadhouse”. Pete Martell está em sua casa, sozinho, fazendo seu lanche noturno, quando de repente Sr. Tojamura aparece em meio ao breu e declara o seu amor por Pete. Pete fica muito irritado, até que finalmente Sr. Tojamura se revela ser Catherine Martell, que até então todos achavam ter sido queimada viva na serraria.
Sarah Palmer está se arrastando por sua casa. Arrasta-se desde seu quarto, no segundo andar, até a sala; onde vê um cavalo branco e desmaia. Leland parece se arrumar para sair.
James e Donna estão no Bang Bang Bar conversando sobre o suicídio de Harold Smith e a partida de Maddy. Truman, Cooper e a Senhora do Tronco entram no bar e se sentam para comer e beber. Quando a banda que estava tocando some e no lugar deles aparece o Gigante que diz repetidas vezes “Está acontecendo de novo, está acontecendo de novo!”.
O momento revelador que todos esperavam está na cena desse episódio em que Leland está em frente ao espelho se ajeitando, em sua casa, e seu reflexo alterna entre ele e o Bob. Agora, não mais Leland, mas sim Bob, veste luvas nas mãos e ataca Maddy, espanca até que ela caia e, por fim, coloca um papel com a letra “O” debaixo de sua unha. No Bang Bang Bar, Cooper ainda está observando o Gigante que agora está em silencio e esvanece, a banda retorna a cantar.
Vemos, logicamente, a relação do cavalo branco tanto no prólogo da Senhora do Tronco, como também na cena em que Sarah vê o cavalo. A simbologia que o cavalo branco traz é o da morte, já que ele apareceu para Sarah antes de Laura ser assassinada e agora, porém, são apenas especulações, o cavalo branco usado em Twin Peaks parece fazer referência aos Quatro Cavaleiros do Apocalipse, sendo logicamente o primeiro cavalo, o da “paz instável”, o cavalo e o cavaleiro não representam a alguém, mas sim a algo, são fenômenos que não se vê, porém seus efeitos são sentidos. Podemos entender que, sendo o cavalo branco uma figura de paz, tranquilidade, as passagens de Maddy e Laura foram de uma vida de sofrimento para um descanso em paz, sem a maldade que habita Twin Peaks.
Veja o trailer: