Por Soraya Yumi
Baile de Máscara. Quarta-feira, 15 de março. Roteiro: Barry Pullman. Direção: Duwayne Dunham.
“A vida é como um jogo de xadrez? Os nossos movimentos atuais são importantes para um futuro de sucesso? Acho que sim. Pintamos nosso futuro com todos os pincéis presentes. Pintura. Cores. Formas. Texturas. Composição. Repetição de formas. Contrastes. Deixemos a natureza nos guiar. A natureza é a melhor professora. Quem é o diretor? Às vezes as piadas são bem-vindas. Como aquela em que a criança disse “eu aproveitei a escola. Foi apenas o princípio da coisa.”
A metáfora da vida entre o jogo de xadrez é um clichê. Contudo, é um clichê porque possui muita verdade entre o jogo lógico e a vida. No episódio 18 ocorre uma reviravolta, revelações, que ninguém esperava. Cooper caindo em uma armadilha, Benjamin perdendo tudo, Catherine ganhando o jogo. E agora, qual estratégia eles escolherão? Quem encontrará uma saída para esse jogo de xadrez?
No episódio anterior, Major Briggs desaparece misteriosamente. Na delegacia de Twin Peaks, Betty, sua esposa afirma que seu marido desaparece com frequência por conta do trabalho. Cooper acha estranho e opina dizendo que não acredita que tenha relação com o trabalho. Ao ser contrariada, Betty replica perguntando ao agente Cooper se seu marido desapareceu subitamente. Cooper responde que estavam na floresta e se afastara de Briggs para urinar e quando voltou o major havia desaparecido. Betty diz com um olhar reflexivo “O fato de estarem na floresta é muito significativo”, Truman pergunta de que forma isso pode ser significativo.
Betty apenas responde que seu marido falava constantemente sobre a floresta e que o resto é confidencial. Antes de deixar a sala, Betty dá a informação que Garland mantinha anotações perto da cama e que ela traria tais anotações para eles. Cooper ressalta ao Xerife que o sumiço do Major não fora por conta de trabalho porque ele viu a luz branca que provavelmente seria um poder que vive na floresta. A conversa é interrompida pela entrada de Andy que diz ter encontrado os presentes de casamento do Sr. e Sra. Milford. Cooper recebe uma ligação de Gordon, que apenas liga para dizer que está ao lado dele e enfatizar que um investigador especializado em narcóticos estará por perto para investiga-lo.
Cooper entra na sala para fazer a sua defesa. Quando questionado sobre sua defesa, ele apenas responde que não tem defesa alguma; e afirma que mesmo que algumas de suas ações fujam das regras da Agência ele não cometera nenhum crime. Roger fica sem entender grande parte das coisas que Cooper falara acerca do medo e da escuridão que estão além, então aconselha ao agente que busque ajuda psicológica, e que ainda estará suspenso por conta das investigações. Na escola de Twin Peaks, Nadine começa a ter sentimentos por Mike, ex de Donna. James faz uma parada em um bar chamado Wallies. Mal pede uma cerveja e uma mulher, loira, vestida numa jaqueta vermelha puxa assunto. Truman, Hawk e Cooper estão no escritório da delegacia conversando.
Sem pretensão alguma Cooper pergunta a eles se conhecem o Salão Branco. Os dois fazem cara de espanto e perguntam onde ele ouviu falar disso. Cooper diz que foi a última coisa que o Major disse antes de desaparecer. Hawk dá a explicação sobre o salão branco, local de onde os espíritos regem o homem e a natureza; uma lenda local. Hawk ainda acrescenta que há também o Salão Negro, a sombra do Salão Branco, a lenda diz que cada espírito deve passar por ele para o caminho da perfeição, lá você encontrará sua própria sombra. Se enfrentar o Salão Negro com coragem imperfeita a sua alma será aniquilada completamente. A conversa é interrompida com a chegada do Agente Bryson do DEA. Cooper se depara com seu antigo companheiro de trabalho travestido de mulher; Dennis, ou melhor, Denise prefere não explicar a história por ser muito longa. Denise vai direto ao assunto e diz que o interesse da DEA é na alegação feita por um oficial da polícia canadense que Cooper roubou drogas usadas em uma operação.
Josie conta a Truman a verdade sobre todo o mistério. Josie trabalhava para um homem em Hong Kong, chamado Thomas Eckhardt, que a tirara da rua quando ela tinha 16 anos. Eckhardt a ensinou tudo que ela sabe, sobre negócios, sobre a vida, para ela, ele era um pai, um mestre e um amante. Porém, ela conheceu Andrew Packard, também um homem de negócios. Andrew a pedira em casamento e ela aceitara. O tal “primo”, ou Sr. Lee, era um homem que trabalhava para Eckhardt, que a ameaçara matar Truman caso ela não voltasse para a China. Josie diz que o responsável pela morte de Andrew é Eckhardt. Ela estava no aeroporto de Seattle e escapou, porque preferia morrer do que voltar para o monstro Eckhardt.
James vai até a casa da mulher de vermelho, chamada Evelyn Marsh, para consertar o Jaguar do marido, Jeffrey. Ela pede a James que fique até o carro estar pronto, pois ela não quer que o marido saiba que ela bateu o Jaguar de 1940. James aceita passar a noite lá.
Benjamin está completamente acabado, fisicamente, psicologicamente e financeiramente, mesmo inocentado das acusações acerca do assassinato de Laura Palmer e Maddy Fergusson. Hank aparece no escritório de Ben. Ben diz que Catherine está viva e agora ela tirou tudo dele, a Ghostwood e a fábrica. Para melhorar a situação de Benjamin, Hank traz a notícia de que Ben perdeu também o Jack Caolho e que agora em diante Hank também não trabalha para ele. Ben sabe que quem tomou o Jack Caolho foi Jean Renault, mas parece já não se importar.
Cooper recebe uma fita de áudio de Jean Renault, que por meio de figura de linguagem sobre xadrez e a sede de vingança, ilustra o quanto Renault está preparado para pegá-lo.
Denise conta a Cooper o que aconteceu com ele para que se vestisse de mulher. Denise diz que para efetuar uma operação teve que se travestir, e nessa experiência profissional acabou descobrindo que usar roupas de mulher o fazem relaxar. Denise traz a informação a Cooper de que vestígios de cocaína foram encontradas no carro dele, da mesma cocaína que a polícia canadense acusa de ter sumido. Denise sabe que Cooper foi colocado numa armadilha.
Catherine e Josie conversam. Josie conta sobre o assassino de Andrew. Catherine aparenta já saber sobre tudo que Josie dizia. Catherine faz um trato com Josie, que agora em diante Josie será empregada na casa dos Packard, caso contrário Catherine irá entregá-la de bandeja ao Eckhardt. Josie é mandada para o quarto. Catherine fica sozinha no escritório, quando de repente, seu irmão supostamente falecido, Andrew aparece; Catherine e Andrew planejam algo contra Eckhardt, usando Josie de isca.
Os nossos movimentos atuais são importantes para um futuro de sucesso? A Senhora do Tronco acha que sim. Será que o agente Cooper teve escolhas boas em seus movimentos? Ele terá sucesso em seu futuro? Ou será que Jean Renault é muito mais esperto no jogo de xadrez?
Veja o vídeo: