Por Soraya Yumi
O Caminho para o salão negro. Roteiro: Harley Peyton e Robert Engels. Direção: Stephen Gyllenhaal.
“Existem pistas por toda parte. Ao nosso redor. Mas o criador do jogo é esperto. As pistas, apesar de nos cercar são de uma maneira confundidas com outras coisas. E estas outras coisas, a interpretação errada destas pistas é o que chamamos de nosso mundo. Nosso mundo é uma cortina de fumaça mágica. Como devemos interpretar o alegre canto do Pedro-celouro ou o sabor intenso do morango selvagem?”
A Senhora do Tronco resume bem o episódio 27 em seu curto monólogo. O corpo principal do seriado é composto pelas pistas. Se mal interpretadas, te levam para o caminho errado. Partindo dessa lógica, o episódio “O Caminho para o salão negro” nos traz algumas aflições.
Enquanto a polícia remove o corpo, Cooper e Truman conversam com um amigo da vítima e descobrem o nome do pobre coitado, Rusty Tomasky. Eles estavam em Twin Peaks porque iam tocar em um evento chamado “Night Forever”, porém, no meio do trajeto o pneu da van furou e um homem surgiu da floresta, eles conversaram, e o tal homem ofereceu cerveja e Rusty foi com ele e nunca mais voltou. Cooper constata que Windom Earle está jogando fora das regras.
Lucy finalmente vai decidir quem será o pai de seu bebê, Andy ou Tremayne. Ben e Dr. Hayward têm uma conversa sobre Eillen, esposa de Hayward, e aparentam ter um segredo que poderia destruir a família Hayward. John Wheeler precisa deixar Twin Peaks, pois seu melhor amigo foi assassinado, aparentemente não retornará mais a Twin Peaks, se despede de Ben e pede a ele que entregue um envelope à Audrey.
Donna está no sótão lendo seu documento de nascimento e nota que não há o nome do pai escrito e na parte de trás há duas fotos, uma delas composta por sua mãe e seu pai; e a outra por sua mãe e Ben Horne.
Audrey mal retorna a Twin Peaks e já recebe algumas cartas na recepção, seguidamente Hawk a aborda e diz que o Agente Cooper pediu para que ela o encontrasse no escritório do Xerife.
Major Briggs conta a Truman e Cooper o que descobriu acerca do Projeto Blue Book e Windom Earle. Relata que quando as investigações do projeto passou do espaço sideral para as áreas florestais de Twin Peaks, Earle começou a ficar destrutivamente obcecado e, por fim, violento, o que levou a sua expulsão do projeto. Briggs mostra a dupla um vídeo encontrado no projeto, em que Earle conta sobre magos do mal, conhecidos como Dugpas, que simplesmente cultivam o mal sem motivo aparente, e que essa pureza ardente os permite acessar um lugar secreto, no qual o cultivo do mal procede em escala exponencial. E, com isso, mais proximamente o mal se transforma em poder. O local mencionado é conhecido como Black Lodge. Cooper conclui que quando ele soube que Earle estava em Twin Peaks, ele estava apenas em busca de vingança contra ele, montando pistas falsas e insinuando de maneira estratégica desviar o seu verdadeiro objetivo: o black lodge.
Agora, Cooper e sua equipe terão de descobrir a relação entre os desenhos encontrados na caverna com o black lodge. Briggs vai caminhar na floresta para espairecer, enquanto Cooper e Truman pesquisam os arquivos em busca de alguma relação. Ao mesmo tempo em que tudo isso acontecia no escritório do Xerife, Earle ouvia tudo através da escuda escondida num bonsai, e se gaba por saber coisas que eles ainda não sabem. Earle se distrai com seu super ego e Leo Johnson pega um objeto da mesa e coloca em seu bolso.
Cooper reuni Audrey, Donna e Shelly em uma sala e pergunta se alguma delas teriam entrado em contato com algum estranho recentemente. As três lembram de eventos estranhos, homens estranhos, que eram de fato Windom Earle, interferindo na vida delas. Cooper pergunta se a caligrafia do poema parece familiar para ela e ela percebe que é a caligrafia de Leo. Cooper pede para que elas venham todos os dias às nove da noite e às nove da manhã até a delegacia e que os pais delas sejam sempre avisados sobre o paradeiro delas, pois elas correm perigo.
Leo está limpando a cabana nojenta de Earle, quando vê uma carta de baralho com a foto de Shelly e balbucia o nome de sua esposa. Earle explicita que ela está próxima da morte: Shelly ganha o concurso de Miss Twin Peaks, Shelly morre. Leo se revolta, então pega o objeto que havia retirado da mesa e aperta. Começa a se eletrocutar. Earle se mata de rir.
Audrey chega ao escritório de seu pai e pergunta sobre Wheeler. Ben desconversa dizendo que teve uma ideia incrível enquanto ela estava fora, que ela poderia ganhar o concurso de Miss Twin Peaks e se tornar a porta-voz do Projeto Ghost Wood. Ela ignora e volta a perguntar de Wheeler. Ben diz que ele foi embora. Ele entrega a carta a sua filha. Ela sai desesperada até o aeroporto. Audrey chega a tempo de se despedir.
No escritório do Xerife, Truman e Cooper estão conversando, de repente a mão direita de Truman tem uma esquisita tremedeira. Truman tenta disfarçar. Briggs está na floresta, andando, quando um homem vestido de uma fantasia bizarra e uma máscara o aborda e dá um tiro com sonífero em seu pescoço. Briggs é levado até a cabana. É amarrado em um alvo. Earle coloca a flecha na crossbow e pergunta quando foi a primeira vez que ele viu pela primeira vez o símbolo na caverna da Coruja. Briggs responde que não pode fornecer essa informação. Earle atira, quase acerta a cabeça. Leo dá a outra flecha, Earle coloca na arma, e pergunta o que as pinturas da caverna significam. Briggs persiste em não informá-lo. Earle larga a arma e pergunta qual é a capital da Carolina do Norte. Briggs dá a resposta: Raleigh. Earle coloca um líquido em uma seringa, a famosa “droga da verdade”. Earle repete as perguntas, para a primeira, Briggs responde que viu em seus sonhos. Earle pergunta em que tipo de sonhos. Briggs descreve que estava pescando à noite, junto com Cooper e apareceu uma luz. Earle pergunta o que os sinais significam. Briggs diz que “há um tempo, quando Júpiter encontra Saturno, que eles te receberão”, após essa estranha fala, Briggs apaga.
Catherine e Andrew conversam, Catherine conta sobre a caixa. Andrew tenta descobrir as combinações e consegue abrir. De dentro da caixa sai outra caixa. Andrew destrói a caixa com um rolo de macarrão. Um objeto estranho sai de dentro da última caixinha preta.
Os preparativos para o evento Miss Twin Peaks estão prontos. Cooper e seu mais novo amor estão dançando. De repente, o gigante aparece para Cooper e faz movimentos que sinalizam “não”. Audrey se despede e lamenta que quando finalmente encontra o homem dos sonhos, ele pega um avião direto para o Brasil.
Earle descobre a relação entre os desenhos na parede da caverna com o Black Lodge. A relação é que os desenhos formam um mapa que leva até o Black Lodge.
Existem pistas por toda parte. Ao nosso redor. Mas o criador do jogo é esperto. As pistas, apesar de nos cercar são de uma maneira confundidas com outras coisas. Cooper foi enganado pelas falsas pistas de Windom Earle. Agora o Agente especial está em desvantagem nessa corrida contra o tempo de desvendar e impedir a maldade.
Veja o vídeo: