Por Paulo Junior

Na semana passada foi lançado o primeiro trailer da produção nacional Getúlio, que narra a trajetória do ex-presidente Getúlio Vargas, que governou o país de 1930 a 1945 e de 1951 a 1954, nos 19 dias antes de seu suicídio, em agosto de 1954.

No trailer podemos observar os adjetivos que definiam a personalidade de Vargas: polêmico, ditador, revolucionário e pai dos pobres. Aspácia Camargo, no texto “Carisma y personalidad política: Vargas, de la conciliación al maquiavelismo”, analisa as características pessoais do ex-presidente: sedutor, cordial, secreto, tolerante, prudente, cordial, amante do poder, frio e calculista. Além disso, a autora o define como conciliador, árbitro, caudilho e maquiavélico.

Creio que, pelo trailer, algumas dessas características que a autora apresenta ficarão evidentes. Dirigido por João Jardim (Janela da Alma; Amor?) e escrito por George Moura, conta com as atuações de Tony Ramos, como Vargas, e Drica Morais, Alexandre Borges, Marcelo Médici, Leonardo Medeiros, entre outros.

O filme estreará no dia 1° de maio, o Dia do Trabalho. Vale lembrar que, no dia primeiro de maio de 1943, Vargas lançou a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), que reuniu e organizou as leis trabalhistas existentes no Brasil.

Veja o trailer: