Da Redação
Vários filmes que contam assuntos religiosos ou que são baseados em históricas bíblicas já foram alvo de controvérsias entre os fiéis. Com Noé provavelmente não vai ser diferente, mas a Paramount Pictures decidiu tentar se prevenir de polêmicas. De acordo com o site The Hollywood Reporter, o estúdio vai inserir um comunicado nos materiais de divulgação do filme, com o objetivo de avisar o público que “liberdades artísticas” foram tomadas pelo diretor Darren Aronofsky (Réquiem Para um Sonho; Cisne Negro).
A decisão foi tomada depois das negociações com o grupo The National Religious Broadcaster, que promoveu um debate entre seus membro a respeito das diferenças e similaridades da história contada no filme e a da Bíblia. A entidade fez um apelo a Paramount, que concordou em alterar a campanha de marketing do longa para “dar ao público a informação que eles precisam antes de comprar o ingresso”, disse o vice-presidente do estúdio, Rob Moore.
O trailer que será lançado em breve, o site oficial e todos os futuros anúncios impressos e veiculados na TV e no rádio, nos EUA, trarão o comunicado que diz: “O filme é inspirado pela história de Noé. Embora licença artística tenha sido tomada, nós acreditamos que este filme é fiel à essência, valores e integridade de uma história que é uma pedra fundamental da fé para milhões de pessoas no mundo todo. A história bíblica de Noé pode ser encontrada no livro Gênesis.”
O estúdio quis fazer cortes no filme, aparentemente devido a reações negativas de plateias religiosas em testes de exibição, o que gerou uma polêmica envolvendo os bastidores, mas voltou atrás e decidiu lançar a versão montada pelo diretor.
Noé tem no elenco Russell Crowe, Anthony Hopkins, Emma Watson, Jennifer Connelly, Douglas Booth, Logan Lerman e Ray Winstone. O filme chega aos cinemas brasileiros em 3 de abril. Não se sabe se a publicidade do longa no país também trará algum tipo de comunicado direcionado ao público religioso.