Por Ana Lucinski

Antes de tudo, vamos deixar algumas coisas bem claras: em primeiro lugar, eu simplesmente amo o trabalho do Tim Burton, mas não considero tudo que ele toca como ouro. Em segundo, vampiros, pra mim, NÃO andam no sol, eles MORREM sob a luz do sol! Vampiros NÃO tem superpoderes, muito menos lêem mentes, prevêem futuro, ou ficam invisíveis! Essa mania de criar vampiros com superpoderes e coisas afins está começando a me incomodar de verdade!Abraham Lincoln foi o 16º presidente norte-americano, sua história é contada em milhares de livros, mas eis que Seth Grahame-Smith surge com uma nova versão sobre a famosa história do presidente que comandou o país durante a Guerra Civil Americana.

Resumidamente, Abraham Lincoln (Benjamin Walker), vê sua mãe ser assassinada por um vampiro, ele cresce e busca vingança e acaba sendo salvo por seu futuro mentor, Henry Sturges (Dominic Cooper), que o ajuda a matar vampiros. O que antes era apenas uma vingança pessoal torna-se uma guerra nacional.

Devo dizer que Seth Grahame-Smith não foi assim tão criativo, afinal, a história de Lincoln estava toda lá, prontinha, bastava incluir em seus acontecimentos importantes o toque vampiresco e pronto, o caçador Abraham Lincoln está finalizado.

O roteiro é mal construído. Nenhum dos “grandes” acontecimentos da história tem um desenrolar digno, tudo trabalhado superficialmente para que a história toda coubesse no tempo estimado do filme. Dá a sensação que nada teve grande importância, pois nenhuma conseqüência é desenvolvida, apenas algo acontece, tem uma reação e pulamos para outros acontecimentos como se nada tivesse acontecido.

Existem muitas cenas completamente nonsense, como a perseguição no meio de uma debandada, onde Lincoln consegue fazer coisas que o vampiro faz. Cenas que o tornam um ser sobre-humano, sem o menor sentido. Só porque ele é um caçador, não quer dizer que ele tem que ser superforte. Se ele é humano, não deve apresentar poderes sobre-humanos.

Mas preciso admitir que o filme é um show de efeitos visuais. Sem sombra de dúvida, visualmente ele conquista. O visual e os cenários são lindos e condizem com a época narrada. A maquiagem está sensacional e Walker tornou-se um perfeito Lincoln. Somente a produção dos vampiros deixou a desejar, os efeitos direcionados a eles não impressionam e seus olhos cheios de efeitos em 3D são exagerados e desnecessários.

A trilha sonora me conquistou, tendo como música tema Powerless de Linkin Park.

As cenas de ação prendem e são bastante interessantes, mas o filme, no final das contas, não passa de um bang bang moderno, pois sua história é fraca, mas seu visual conquista e os vampiros são só um motivo para caprichar nos efeitos visuais. Um filme que só vale a pena ver se o espectador só está interessando em muitas lutas e pouco enredo.

Cinemascope---Abraham-Lincoln-Caçador-de-Vampiros-PosterAbraham Lincoln: Caçador de vampiros (Abraham Lincoln: Vampire Hunter)

Ano: 2012

Diretor: Timur Bekmambetov

Roteiro: Seth Grahame-Smith e Simon Kinberg.

Elenco Principal: Mary Elizabeth Winstead, Dominic Cooper, Alan Tuyk, Rufus Sewell.

Gênero: Ação.

Nacionalidade: EUA.

 

 

 

Veja o trailer:

[youtube]SkMATZtoFGc[/youtube]

Galeria de Fotos: