Home / Críticas / Invocação do Mal
Cinemascope - Invocação do Mal  (3)

Invocação do Mal

Por Aline Fernanda

O filme com a temática da casa assombrada é eficaz. Para quem gosta do gênero é um prato cheio. O diretor James Wan (Jogos Mortais, Sobrenatural) teve o roteiro de Chad Hayes e Carey W. Hayes (A Colheita do Mal) nas mãos para contar a história real e baseada nas experiências dos Warren. Ed (Patrick Wilson) e Lorraine (Vera Farmiga) são os mundialmente famosos investigadores de fenômenos paranormais. Eles foram chamados para ajudar a família Perron aterrorizada por uma presença maligna em uma casa de fazenda isolada.  Forçados a confrontar uma poderosa entidade demoníaca, os Warren viram-se envolvidos no caso mais aterrorizante de suas vidas.

Quando fui assistir ao filme confesso que fiquei com medo do trailer ser melhor do que o filme, o que acontece em A Casa dos Sonhos (Jim Sheridan; 2011) . Mas para minha sorte eu estava enganada. Wan usa elementos conhecidos dos fãs do gênero quando se trata de espíritos – o ranger de portas, a queda da temperatura, os puxões no pé durante a noite -,  mas ele o faz de maneira inteligente e funcional. Não tem um fato do filme que fica desconexo. Além dos clichês, o diretor trabalha a narrativa com o atraso e elipses que ajudam a construir a atmosfera de suspense e desconfiança.

Segundo fontes do New York Times, tem sido estimado que 75% dos americanos acreditam no paranormal,  enquanto apenas  54% acreditam que o aquecimento global já começou. Qual será essa estimativa para o Brasil? É sabido que tem quem acredita e quem acha tudo isso um absurdo. Mas a verdade é que o fato de ser baseado em fatos reais dá uma pontinha de medo real no filme.

O longa faz referências a filmes conhecidos como Chuck – o boneco assassino, O Exorcista, Pássaros. James Wan, que havia conhecido o casal antes de tomar as rédeas da direção de Invocação do Mal, afirma: “Eu sempre fui um grande fã dos Warren. Realmente, eu os admiro. Eles foram os pioneiros no estilo moderno de caça a fantasmas, com equipamento técnico, capturando provas em filme e fita cassete. Como eles inspiraram muitas histórias, livros e filmes, foi bem legal fazer um filme onde quem eles são é o foco tanto quanto o lar da família que eles estão investigando”.

Muitas histórias foram baseadas em casos dos Warren como o Amityville, em Long Island, mas a história dos Perron nunca recebeu nenhuma atenção, Andrea Perron chegou a publicar um livro com suas memórias, mas não conseguiu o sucesso dos outros casos.

Lorraine Warren e Vera Farmiga

Lorraine Warren e Vera Farmiga

Outro elemento positivo do filme são as interpretações, Vera Farmiga dá vida a Lorraine Warren, e realmente se destaca vivendo uma alguém que ao mesmo tempo é meiga, amorosa, determinada e destemida. Sobre a personagem a atriz comenta, “Histórias são como passagens de trem. Alguém lhe dá um bilhete para algum lugar e lá vai você. Este era um interessante espaço psíquico a se explorar. Embora a história me fizesse suar frio e me apavorasse, eu tinha uma necessidade premente de investigá-la, como Lorraine e Ed investigaram os Perron”.

Assista ao trailer da verdadeira Lorraine comentando sobre o episódio.

Patrick Wilson acrescenta, “Ed Warren era um sujeito que passava a vida perigosamente perto do lado obscuro porque ele realmente queria ajudar as pessoas. Ele sabia que o terror que elas vivenciavam poderia acontecer com qualquer um, inclusive com eles, aqueles que estavam lá para ajudar”. Além da atuação incrível de Lili Taylor que interpretou Carolyn Perron, a matriarca da família Perron que sofreu os abusos da possessão, por assim dizer.

O diretor conseguiu amarrar todas as pontas no filme, trabalhando bem com os aspectos trilha, fotografia, narrativa e atuação. A Warner (distribuidora do longa) está apostando alto no filme, que tem tudo para se tornar uma franquia.

Confira aqui o aplicativo do filme (é bem bacana).

Cinemascope -Invocação do Mal - Poster BRInvocação do mal (The Conjuring)

Ano: 2013

Diretor: James Wan

Roteiro: Chad Hayes e Carey Hayes

Elenco Principal: Vera Farmiga, Patrick Wilson, Ron Livingston, Lili Taylor, Joey King.

Gênero: Horror, Thriller.

Nacionalidade: EUA

 

 

 

Assista o Trailer:

Galeria de Fotos:

Por Aline Fernanda O filme com a temática da casa assombrada é eficaz. Para quem gosta do gênero é um prato cheio. O diretor James Wan (Jogos Mortais, Sobrenatural) teve o roteiro de Chad Hayes e Carey W. Hayes (A Colheita do Mal) nas mãos para contar a história real e baseada nas experiências dos Warren. Ed (Patrick Wilson) e Lorraine (Vera Farmiga) são os mundialmente famosos investigadores de fenômenos paranormais. Eles foram chamados para ajudar a família Perron aterrorizada por uma presença maligna em uma casa de fazenda isolada.  Forçados a confrontar uma poderosa entidade demoníaca, os Warren viram-se…

Avaliação geral

Avaliação geral

4,5

Sobre Fernanda

Psicóloga, fotógrafa, paulistana, fã dos clássicos, suspense e animação, tem como ídolos os diretores Alfred Hitchcok e Tim Burton.
Comentários