As animações da DC são conhecidas por possuírem mais qualidade e coesão do que seu universo live action nos cinemas. A ótima safra de filmes lançada a partir de 2013 inclui títulos como Liga da Justiça: Guerra, Liga da Justiça: Trono de Atlântida e Batman: A Piada Mortal. A lista também possui duas aventuras dos Jovens Titãs, que ganham agora um terceiro longa: Jovens Titãs Em Ação! Nos Cinemas.

Diferente do tom sério das animações criadas para a TV, o novo filme dos Titãs é mais voltado para as crianças. Na trama, Robin, Estelar, Mutano, Ravena e Ciborgue são vistos como heróis de segunda categoria por serem infantis e imaturos. Tais características impedem que o quinteto tenha um filme próprio, o que gera uma grande frustração, sobretudo em Robin. Para abrir as portas do estrelato, os super jovens lançam mão de inúmeras estratégias para mudar sua reputação e adotam até mesmo um vilão para chamar de seu: o temível Slade.

Com um humor pungente o filme tira sarro de si mesmo o tempo inteiro. O clima de descontração dos personagens presente na série de TV se reproduz na telona e, dessa vez, inclui todo o universo expandido dos heróis da DC. Além da participação do Super-Homem, Batman, Mulher Maravilha e Lanterna Verde, os Titãs encontram inúmeros outros personagens dos quadrinhos, incluindo os completamente ignorados Desafiadores do Desconhecido. Por conta disso, o público é brindado com cenas hilárias que remetem desde o polêmico Batman vs Superman até O Rei Leão.  Mas a zoação não para por aí. Os roteiristas Michael Jelenic e Aaron Horvath inserem inúmeras piadas com o Universo Marvel e com o próprio Stan Lee.

Além de possuir um ritmo acelerado, típico dos cartoons atuais, o longa é extremamente metalinguístico e aborda em sua trama o processo de produção de filmes. Todos os heróis que se prezem possuem uma película e, assim, somos apresentados à indústria cinematográfica. A diretora Jade Wilson é responsável pela produção e lançamento dos títulos e, sob sua batuta, as telas de Hollywood se enchem com cenas de superaventuras. Ainda que à sua maneira, Jovens Titãs em Ação! apresenta uma leve sátira à quantidade de adaptações de quadrinhos feita para os cinemas, sua consequente banalização e o esquecimento de outros estilos de filmes.

Entretanto, apesar da metalinguagem, o longa não apresenta inovações no roteiro. A trama se desenrola de maneira bastante conhecida. Logo no início vemos uma cena de batalha, que serve para introduzir os personagens e seus poderes. Depois, vem a fase da exposição, onde descobrimos que os Titãs não possuem um filme só deles. Em seguida, a evolução alterna picos de ação com cenas de humor, culminando no falso clímax, quando achamos que finalmente será produzida a tão sonhada película. Posteriormente, descobrimos que tudo não passava de um plano maligno de Slade e aí sim temos a batalha final, que é o verdadeiro ápice. Por fim, a história se encaminha para o desenlace e não foge do tradicional final feliz.

Repleto de easter eggs, a obra aborda temas interessantes como o sidekick que se torna personagem principal e os dilemas de não ser exatamente o que esperam de você. Mas não se engane, Jovens Titãs em Ação! Nos Cinemas é primordialmente um filme infantil. Ainda que algumas piadas sejam feitas para o público mais crescido, o tom da produção como um todo é focado nas crianças e as mensagens são apresentadas de maneira simples e didática. Enquanto a DC não define uma unidade para seu universo, filmes como este provam que não é preciso se levar a sério demais. Assim, Os Jovens Titãs perpetuam a tradição de boas animações do estúdio e garantem o retorno de uma turma triunfal na cena pós-créditos.

Jovens Titãs em Ação! Nos cinemas

 

Ano: 2017
Direção: Aaron Horvath e Peter Rida Michail
Roteiro: Michael Jelenic e Aaron Horvath
Elenco principal: Greg Cipes, Scott Menville, Khary Payton, Tara Strong, Hynden Walch, Will Arnett, Kristen Bell
Gênero: ​Animação, Ação, Comédia
Nacionalidade: EUA

Avaliação Geral: