Por Soraya Yumi

Os Suspeitos, filme anunciado como um dos melhores filmes de thriller, depois de Seven (1995), fez parte, em 2009, da “Blacklist” (lista de melhores roteiros que não viraram filmes) e agora ganha a oportunidade de se tornar um dos grandes filmes de investigação com a direção de Denis Villeneuve.

A trama, escrita por Aaron Guzikowski, põe em questão: quão longe você iria para ter seu filho de volta? Keller Dover (Hugh Jackman), Grace Dover (Maria Bello), Nancy Birch (Viola Davis) e Franklin Birch (Terrence Howard) vivem o pior pesadelo de ter suas pequenas filhas de seis anos sequestradas. As pequenas Anna Dover e Joy Birch somem em pleno dia de ação de graças. O investigador Loki (Jake Gyllenhall) é encarregado de desvendar o desaparecimento tendo apenas a descrição de um trailer, em questão de horas encontra o primeiro suspeito do sequestro, Alex Jones (Paul Dano). Keller Dover, um carpinteiro de Boston, um homem rústico completamente religioso com o lema de estar sempre preparado para o pior, se sente no dever de resolver sozinho o caso, já que não acredita na eficiência da polícia e vê o tempo correr, consequentemente vê a vida de sua filha desaparecendo no decorrer dos dias. Então, Keller decide sequestrar o primeiro suspeito, Alex Jones, que foi liberado por falta de provas, e tortura-lo até que resolva contar o paradeiro de sua filha.

O mistério da personalidade do investigador Loki é algo notável ao decorrer do filme, as únicas informações pessoais que podemos ter da personagem é a cena em que janta sozinho em um restaurante chinês no dia de ação de graças. Jake Gyllenhall teve a ideia de que o detetive Loki deveria ter tatuagens para ajuda-lo a encarnar a personagem, sendo um personagem misterioso, suas tatuagens que durante o filme notamos que estão parcialmente cobertas deveriam refletir a “vergonha” em esconder algo. Interessante perceber que o nome do detetive é em referência ao Deus da mitologia nórdica, conhecido como Deus do fogo, da trapaça e da travessura e frequentemente considerado símbolo da maldade; além disso, também é conhecido por possuir um grande senso de estratégia. Podemos especular que tal criação tenha sido para causar a impressão nos expectadores de que talvez o investigador fosse suspeito, especialmente pelo tique nervoso com os olhos.

Os Suspeitos é um filme longo que consegue prender o espectador do começo ao fim, apesar de possuir alguns pontos que não se amarram, que causam perguntas que não são respondidas como: qual a ligação de Bob Taylor? As cobras? O livro? Os labirinto? Pontos criados para que talvez os espectadores pensem um pouco e concluam o óbvio. A estratégia do roteirista foi criar pistas falsas sobre muitas personagens para confundir, não sei isso seria um ponto negativo porque se era para ser imprevisível, pode-se dizer que obteve-se sucesso no quesito imprevisível nas primeiras horas. O ponto negativo do longa-metragem são as incoerências, alguns furos como: o detetive Loki não pesquisou o índice de crianças desaparecidas da região? Então como que só soube de um desaparecido sendo que durante o filme obtemos a informação de que 12 crianças foram mortas? A atuação de Hugh Jackman e Jake Gyllenhall são impecáveis. Agora, dizer que é o melhor filme de thriller, depois de Seven (1995), é um pouco exagerado; mas o que dizer de anúncios que fazem de tudo para promover um filme com um tema batido?

Cinemascope - Os SuspeitosOs Suspeitos (Prisioners)

Ano: 2013

Direção: Denis Villeneuve.

Roteiro: Aaron Guzikowski.

Elenco principal: Hugh Jackman, Jake Gyllenhaal, Viola Davis, Maria Bello, Terrence Howard, Melissa Leo, Paul Dano, Dylan Minnette.

Gênero: Crime, Drama, Thriller.

Nacionalidade:EUA

 

Veja o trailer:

Galeria de Fotos: