Home / Especiais / Twin Peaks S02 Ep23
Cinemascope - Twin Peaks ep 23

Twin Peaks S02 Ep23

Por Soraya Yumi

A Mulher Condenada. Segunda-feira, 20 de março.Roteiro: Tricia Brock. Direção: Lesli Linka Glatter.

“Um hotel. Um criado-mudo. Um puxador de gaveta na gaveta. Um puxador de gaveta na gaveta do criado-mudo em um quarto de hotel. O que possivelmente poderia estar acontecendo nele ou dentro dele? Quantos puxadores de gaveta existem nesse mundo? Milhares. Talvez milhões. O que é um puxador de gaveta. Esse puxador de gaveta por que foi feito tão proeminentemente, em uma vida ou em uma morte, de uma mulher que foi pega em uma rede de poder? Pode uma vítima de poder estar, de algum modo conectada a um puxador de gaveta? Como isso pode ser?”

Senhora do Tronco aparenta fazer uma reflexão um tanto sem nexo. A mulher, que foi vítima de uma briga entre poderes, que ela menciona é ninguém menos que Josie. Mas o que o Hotel, o criado-mudo, o puxador de gaveta tem a ver com ela?

Cooper e Truman resolvem fazer o movimento do xadrez antes que Earle tome alguma medida e, então, chamam Pete para fazer a jogada e que seja publicada no jornal. Na casa dos Martell, na mesa do café da manhã, Pete e Andrew se divertem como crianças. Andrew atualiza Catherine acerca da Ghostwood, ele partirá amanhã para Paris, pois um encontro está marcado com os investidores. Josie chega com lenha em mãos, se depara com Andrew e sua reação é um desmaio.

Cinemascope - Twin Peaks ep 23

No escritório do Xerife, Hank aparece. Truman o condena por ter atravessado a fronteira, estando em condicional. Além de se meter com tráfico, e tentar matar Leo Johnson. Hank tenta negociar sua “liberdade”, ainda em condicional, pelo testemunho sobre o assassinato de Andrew Packard. Harry se mantém firme e nega o acordo. Até o momento em que Hank se irrita e diz “ainda não acabou, Harry. Especialmente quando descobrirem que quem apertou o botão para acabar com Andrew, dormia com você”,

Albert traz as provas para Cooper. Os projéteis encontrados no crânio da vítima, Jonathan, e o projétil retirado do corpo de Cooper são os mesmos. Conclui-se então que é o mesmo assassino, no caso, assassina; Josie. Cooper prefere conversar com Josie em vez de prendê-la, fazê-la se entregar.

Audrey prepara uma lista de convidados para uma comemoração no Great Northern e pede a um dos funcionários, que é completamente estúpido com ela. Ele entrega a ela o envelope deixado por Earle. Ela senta para ver os papéis. Um homem bonito e até então desconhecido aparece para buscar informações, já que ela sentou na escrivaninha das informações do hotel. Ela está olhando para o crachá porque está tendo encaixar no suéter e não vê quem é, e consequentemente tem a fala estúpida. Quando vê quem é, se dispõe a ajudar. Sr. Wheeler pede um voo, de seu próprio jatinho, o que impressiona Audrey. Quando ele vai embora, ela finalmente abre o envelope, que está escrito “Salve quem você ama. Por favor, venha à reunião de anjos, hoje à noite na Roadhouse, às 21h30”.

Nadine volta mais cedo para casa. Ed estranha e pergunta o que aconteceu. Nadine toma a atitude que Ed nunca teve coragem, a de conversar sobre o término por conta de outro amor. Nadine se diz apaixonada por Mike. Ed e Nadine se separam.

Cooper vai até a casa dos Martell para conversar com Josie. Catherine está atrás da porta ouvindo a conversa. Josie insiste em mentir sobre a sua versão da história, de que ela fugiu de Jonathan e não sabe o que aconteceu com ele. Cooper perde a paciência e diz que poderia prendê-la, mas que ele está ali tentando conversar porque ele é amigo de Harry. Josie se nega. Cooper diz a ela que ela terá de estar às 21h no escritório do Xerife, caso contrário, ele mesmo iria buscá-la. Cooper sai. Catherine entra com más notícias, que Eckhardt quer vê-la essa noite. Josie diz que ele irá matá-la.

Cinemascope - Twin Peaks ep 23Ben está recuperado, integra Bobby em seus negócios. Ben, Bobby, Audrey e Jerry estão no escritório. O Sr. Wheeler aparece para reunião. Ben explica a todos que uns anos atrás, Ben fez um investimento nele. Uma ninharia que ele transformou em um império. Ben tem planos políticos. Deixar o mundo dos negócios para se candidatar a Senador, primeiramente lutando contra a Ghostwood, que destruirá as florestas e matará a doninha dos pinheiros.

Earlie, novamente disfarçado, faz uma parada no Double RR, come e deixa a gorjeta com um envelope escrito Shelly Johnson. Norma estava em uma ligação, sua irmã passará por Twin Peaks. Shelly abre o envelope que contém as mesmas palavras que Audrey recebeu. Ed surge no restaurante e pede Norma em casamento. Norma vai até a cela de Hank para pedir divórcio. Obviamente Hank tenta negociar sua liberdade, o álibi de Norma pelo divórcio. Norma se recusa, e o deixa apodrecer na cadeia. Na delegacia, Pete faz o movimento que deixará Earle estático por um tempo, ou que pelo menos o obrigue a fazer ao menos 5 movimentos até comer uma peça do tabuleiro, ou seja, matar alguém. Albert chama Cooper para contar que possui todas as provas, até testemunha, contra Josie. Harry percebe. Josie tem uma conversa com Andrew, tenta pedir perdão e ajuda. Andrew apenas diz a ela que a única saída é encontrar-se com Eckhardt.

James e Donna se encontram para um bonito pic nic na natureza. James conta que deu depoimento à polícia sobre o caso Marsh e que ele será testemunha de Evelyn. Donna fala a James que sabe do caso que ele teve com Evelyn. O casal ‘perfeito’ se entende. Porém, James diz que não pode voltar para Twin Peaks. Por fim, estarão separados.

Truman vai até a casa dos Martell para falar com Josie. Mas, infelizmente, Josie já havia partido. Pete diz a Truman que ela fora até o Hotel Great Northern encontra-se com um velho amigo. Truman insiste em saber o nome do amigo. Catherine diz Thomas Eckhardt.

No Great Northern, Eckhardt entra no elevador e pede ao ascensorista o levar ao saguão. Porém, o botão apertado é o de parar o elevador. Não há ascensorista, há apenas Andrew Packard. Andrew finalmente se encontra com Eckhardt, que se recusa a acreditar que Andrew está vivo. Andrew revela que Josie traiu Eckhardt, por isso Andrew está vivo.

Cinemascope - Twin Peaks ep 23

Roadhouse, Audrey, Shelly e Donna se encontram e descobrem que receberam o mesmo recado, com um poema rasgado em três partes que junto forma: “Vejas as montanhas beijaram o céu e as ondas se chocaram umas as outras. Nenhuma irmã flor será perdoada se desdenhar seu irmão. E a luz do sol cairá sobre a terra e os raios da lua beijarão o mar. De que vale este trabalho se você não me beija?”. Earle está muito perto delas e só observa. Cooper está em seu quarto, o telefone toca, é Catherine informando que Josie está no Hotel, na suíte de Eckhardt. Cooper vai até lá. Quando chega perto da porta ouve o disparo de um tiro. Cooper arromba a porta e entra. Eckhardt está baleado. Josie afirma que ele tentara matá-la. Cooper responde ironicamente “Eu também tentei te matar? E Jonathan, tentou te matar também?”. Cooper pergunta por que ela atirara nele. Josie diz que tentou matar Cooper porque ele veio a Twin Peaks e que sabia que esse dia chegaria. Nesse exato momento, Truman aparece. Josie chora e diz que nunca quis machucá-lo. Em uma respiração esquisita, Josie parece querer dar um tiro em si; mas desmaia. Truman vai até ela e a abraça, olha para Cooper e diz que Josie está morta. De repente o ambiente muda, Josie e Harry desaparecem.

Cooper vê Bob aparecer atrás da cama com uma gargalhada maléfica e pergunta a Cooper “o que aconteceu com Josie?”, Bob desaparece. Surge em cima da cama, dançando, o anão dançante em seu traje vermelho. Cooper volta a realidade. Truman chorando abraçando o corpo de Josie. A câmera fecha no criado-mudo da suíte, especificamente no puxador. No puxador Josie está aprisionada. “Pode uma vítima de poder estar, de algum modo conectada a um puxador de gaveta? Como isso pode ser?”.

Veja o vídeo:

Sobre Soraya

Estudante de Letras, na PUC (SP) e estudante de Design Gráfico e Motion Graphics na Escola Panamericana de Arte e Design. Aprecia muitos tipos de filmes, seja blockbuster ou cult, a qualidade não está na classificação de gênero, mas sim em uma sucessão de pontos que fazem o filme se tornar bom ou ruim. Diretores preferidos são: Alfred Hitchcock, François Truffaut, Quentin Tarantino, Park Chan-Wook e John Waters.
Comentários