Por Magno Martins

Belo Horizonte sediou, entre os dias 18 a 23 de outubro de 2012, a 6ª Mostra CineBH – Brasil CineMundi, onde uma interessante programação foi oferecida gratuitamente, com mostras, oficinas, palestras e homenagens, ou seja, tudo sobre o universo audiovisual nacional e internacional para  quem se interessa ou tem curiosidades sobre o mercado. O evento aconteceu em diversos pontos estratégicos de Belo Horizonte, entre eles Cine Humberto Mauro (Palácio das Artes), Museu Inhotim, Cine Belas Artes, Sesc Palladium e Centro de Arte Popular CEMIG.

A abertura do evento, que ocorreu no Sesc Palladium BH,  foi um dos pontos cruciais do evento: uma homenagem aos 10 anos da produtora mineira Teia. Para quem não conhece, a Teia é uma produtora formada pelos amigos Clarissa Campolina, Leonardo Barcelos, Marília Rocha, Pablo Lobato, Sérgio Borges e Luana Melgaço e já produziram, desde sua criação, mais de 50 curtas e instalações audiovisuais. A Teia já foi reconhecida em diversos prêmios nacionais e internacionais, consolidando sua importância no mercado audiovisual do Brasil e do mundo. Na mesma noite, a produtora lançou o livro Teia 2002 – 2012, em uma edição bilingue, com textos inéditos sobre a produção da produtora, além de abordar o cinema brasileiro recente. Na mesma noite, os participantes puderam apreciar o Cine-Concerto “O Grivo Teia”, onde diversos filmes da Teia foram exibidos em um excelente show com sons incríveis e instrumentais.

Um dos objetivos do evento foi demonstrar o crescente mercado cinematográfico e independente no Brasil e no mundo. Então o Brasil CineMundi – 3rd International Coproduction Meeting, realizado no Centro de Arte Popular CEMIG,  foi um ótimo evento, pois, além do formato único, apresentou dados importantes do mercado no Brasil e o interesse de países como Suíça, França, Holanda, Argentina,  Alemanha, Colômbia, entre outros,c a fazerem negócios com profissionais brasileiros, valorizando assim, as produções realizadas em solo nacional. Além disso, o Brasil CineMundi promoveu entre os participantes a formação e capacitação, debates, encontros de coprodução e rodadas de negócios.

E, claro, muitos filmes e curtas-metragens foram exibidos no evento. A 6ª Mostra CineBH contemplou eventos como Cine Escola, Mostrinha de Cinema, Oficinas e Mostra de Filmes. Esses eventos foram realizados no Cine Humberto Mauro (Palácio das Artes), Museu Inhotim e Cine Belas Artes. Além de promover filmes independentes, desde animações até curtas, o objetivo central desses eventos foi a inclusão de diversos públicos, desde crianças até adultos, no universo do audiovisual.

A 6ª Mostra CineBH certamente foi um grande momento para Belo Horizonte, com diversos eventos que promoveram as produções audiovisuais entre públicos distintos, além de abrir espaço no diálogo mineiro para a produção independente e audiovisual.

Inspirada pelo slogan “BH mostra o Cinema para o mundo”, a Mostra certamente cumpriu seu obejtivo.

Confira abaixo um vídeo com uma retrospectiva da 6ª Mostra CineBH:

[youtube]R0TWkWhmTi8[/youtube]