A mostra CORPO DESPERTO, apresentada pelo CINUSP, lança um olhar sobre a transição da adolescência para a vida adulta, com atenção para o despertar de afetos, desejos, expressões de sexualidade e de gênero experimentados pelos corpos nessa fase delicada e marcante. A curadoria prioriza filmes que não fazem um julgamento moral sobre as descobertas da juventude, mas sim que as observam de perto, com cumplicidade.

As 20 obras selecionadas prezam pela diversidade, tanto de estilos cinematográficos quanto de corpos em cena. Diretores fundamentais do cinema moderno europeu, como Pier Paolo Pasolini, Robert Bresson e François Truffaut aparecem ao lado de cineastas contemporâneos como Sofia Coppola, Larry Clark e Todd Solondz, além de nomes aclamados em festivais internacionais, como Lucrecia Martel, Tsai Ming-Liang e Kim Ki-Duk.

O fio condutor se encontra na relação delicada e conflituosa que os jovens estabelecem com seus corpos nesse momento de transformações explosivas. Ambiguamente, a repressão convive com a fetichização dos corpos jovens na mídia. Neste caminho, os filmes selecionados nos levam a questionar não apenas sobre preceitos religiosos, experimentações e terminologias ‒ temas presentes na curadoria, mas também sobre essa violência psicológica das diversas pressões sociais sobre a descoberta de sua sexualidade.

Mais informações sobre a programação podem ser conferidas aqui: http://www.usp.br/cinusp/