Da Redação

A cada 28 horas, um gay é assassinado. Você precisa saber desse fato para entender a necessidade de um documentário como o proposto pelos diretores Carlos Juliano Barros e Caio Cavechini. Intitulado #Eu_Jean Wyllys, o filme tem como objetivo debater, por meio da figura e da trajetória do deputado federal Jean Wyllys, o cenário social e político atual do Brasil e, principalmente, a homofobia. Segundo seus criadores, “o filme é muito mais sobre as causas do que sobre o personagem”.  É fato que Jean representa as causas progressistas do Congresso, dentre os defensores das mesmas, ele é uma das figuras mais populares, logo, o mais indicado para mostrar por que tais lutas começaram, o que elas pedem e por que ainda não conseguiram alcançar totalmente seus objetivos.

A ideia é acompanhar os bastidores do dia a dia parlamentar em Brasília com uma câmera discreta, observando também a interação do deputado com o público, suas idas aos programas de TV, a participação na Parada Gay e outros eventos de sua agenda, além de sua vida no Rio de Janeiro, local onde mora hoje, e em sua terra Natal, Alagoinhas, no Recôncavo Baiano.

Como explicam seus criadores, o #Eu_Jean Wyllys é “o perfil de um personagem pop e o retrato em cores vibrantes da sociedade brasileira e da cultura digital contemporâneas”. A intenção é despertar o debate sobre os temas retratados e gerar a interação, daí a razão de seu título ter um dos símbolos que mais gera interação na rede: a hashtag e também o espaço entre o #eu e o jeanwyllys. O objetivo é que cada um preencha-o da forma que quiser, participando da discussão e ajudando a ampliar o diálogo.

Vale reforçar que a obra é independente, não tendo interferência ou recebido fundos por parte do retratado e nem do partido ao qual ele pertence, o PSOL. Por essa razão, o longa, que já teve suas filmagens praticamente terminadas, encontra dificuldades para obter recursos para finalização e distribuição. Por essa razão, existe uma campanha de crowdfunding no Catarse para ajudar a produtora Lente Viva e os diretores a colocar o filme nas telas de todo o Brasil.

Se você quiser saber mais sobre o documentário, se interessou pelo projeto ou ficou com dúvidas, não deixe de conferir as redes do projeto (abaixo). Caso queira contribuir com o financiamento coletivo para a finalização do longa, acesse a página dele no Catarse https://www.catarse.me/pt/eujean (a campanha fica no ar até 27/11/2015).

Facebook: https://www.facebook.com/eujeanwyllys
Instagram: https://instagram.com/eu_jeanWyllys
Twitter: https://t.co/GCuLmwyfG0

 

Veja as imagens: