Home / Notícias / Festival de Cannes anuncia data e divulga pôster oficial
Pôster oficial do 69º Festival de Cannes foi inspirado em filme de Godard.
Pôster oficial do 69º Festival de Cannes foi inspirado em filme de Godard.

Festival de Cannes anuncia data e divulga pôster oficial

Da Redação

Após a temporada de premiações vir e passar, chegamos a outro momento muito esperado pelos cinéfilos: a época dos grandes festivais. Um dos mais importantes do mundo, o Festival de Cannes, liberou nesta segunda-feira (21), a data em que ocorrerá sua 69ª edição e seu primeiro pôster oficial. Neste ano, Cannes acontece entre os dias 11 e 22 de maio e será presidido pelo diretor australiano George Miller (Mad Max).

11164184_1071260182894917_4949390527256812865_nInspirada em uma cena de O Desprezo (Le Mépris), de Jean-Luc Godard e estrelado por Brigitte Bardot, a imagem, que se destaca pelo forte tom amarelo, é descrita pelo festival como uma reminiscência da famosa frase de Michel Mourlet usada no começo do longa, “o cinema substitui o nosso olhar por um mundo em harmonia com nossos desejos”. 

Em seu anúncio oficial, o Festival diz que “está tudo ali. Os passos, o mar, o horizonte. Um homem ascende em direção a seu sonho, em uma morna luz do Mediterrâneo que deixa tudo dourado”. A imagem foi projetada por Hervé Chigioni e seu designer gráfico Gilles Frappier. A identidade visual da edição de 2016 do festival, por sua vez, foi criada por Philippe Savoir.

A escolha de trazer uma referência a Godard no cartaz está relacionada à aproximação dos 70 anos do Festival de Cannes. Com o objetivo de homenagear e festejar a história do cinema, a imagem também busca dar boas vindas aos novos meios de criar e ver o cinema. Segundo a organização, que pretende resgatar clássicos da indústria durante esta e a próxima edição, a escadaria representa uma espécie de ascensão em direção ao horizonte infinito de uma tela de cinema.

 

 

Sobre Sttela

Sttela, 22 anos e jornalista. Comecei a gostar de cinema ainda criança, quando ia com o meu avô nas sessões à tarde. Fã de romances com velhinhos, filmes sobre gastronomia e Charles Chaplin.
Comentários