Começa nesta terça-feira, 17, a 13ª edição da CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte. Entre os destaques, está a pré-estreia de A Vida Invisível, de Karim Aïnouz, vencedor da mostra Un Certain Regard, no Festival de Cannes (em maio) e acaba de ser escolhido para representar o Brasil na disputa por uma vaga no Oscar 2020. O longa chega aos cinemas do país no dia 19 de setembro no Nordeste e em 31 de outubro nas demais regiões.

Saiba mais sobre a Mostra CineBH

A Mostra CineBH acontece até o dia 22 de setembro, com programação gratuita em cinco espaços culturais de Belo Horizonte: Fundação Clóvis Salgado (Palácio das Artes), Sesc Palladium, Cine Theatro Brasil Vallourec, Teatro Sesiminas e MIS Cine Santa Tereza. Durante os seis dias de programação gratuita, a mostra exibe 85 filmes nacionais e internacionais, entre pré-estreias e retrospectivas (24 longas, 3 médias e 58 curtas-metragens), num total de 43 sessões de cinema, produções de 11 estados brasileiros e o Distrito Federal (BA, DF, ES, MG, PB, PE, PR, RJ, RS, SC, SE, SP) e seis países – Argentina, Brasil, Colômbia, EUA, França e Portugal. A programação completa pode ser conferida no site da Mostra, em cinebh.com.br. Simultaneamente, acontece o 10° Brasil CineMundi, encontro de mercado que recebe 25 convidados internacionais.

O tema da 13ª CineBH é “A internacionalização do cinema brasileiro e os desafios para o futuro”. Com curadoria dos críticos Francis Vogner dos Reis e Marcelo Miranda, a ideia é colocar em discussão a presença maciça da nossa produção no exterior e as suas contradições dentro do próprio país, onde está constantemente lutando para continuar existindo e se mostrar relevante diante de seu público.

A partir da proposta de internacionalização do cinema brasileiro, a 13ª CineBH vai homenagear a produtora mineira Filmes de Plástico, que completa uma década de atuação neste ano de 2019. Criada por André Novais Oliveira, Gabriel Martins, Maurílio Martins e Thiago Macêdo Correia, a empresa se tornou uma das principais caras do cinema brasileiro em festivais e eventos internacionais desde 2013, quando o curta-metragem Pouco Mais de um Mês, de André Novais e exibido na Mostra de Cinema de Tiradentes, foi selecionado para a seção Quinzena dos Realizadores, no Festival de Cannes.

https://www.filmesdeplastico.com.br/wp-content/uploads/2019/07/no-coracao-do-mundo-01-1030x579.jpg

“No coração do mundo”, dirigido por Gabriel Martins e Maurílio Martins. O filme é da produtora mineira “Filmes de plástico”, que será homenageada na mostra

Na Mostra Contemporânea, com curadoria de Francis Vogner dos Reis e Marcelo Miranda, destaques brasileiros e internacionais em pré-estreia em Belo Horizonte. A seleção de curtas-metragens brasileiros que integra a Mostra Contemporânea exibe 14 filmes de seis Estados (MG, PE, PR, RJ, SE, SP).

Em sua quarta edição, a mostra A Cidade em Movimento tem curadoria da pesquisadora Paula Kimo e propõe a exibição, reflexão e discussão de produções audiovisuais feitas na capital mineira e que tratem da vivência e experiência de estar e ocupar a cidade e sua região metropolitana. Serão 24 títulos, entre curtas e médias-metragens, divididos em cinco sessões temáticas, todas acompanhadas por Rodas de Conversa com convidadas especiais depois das exibições. As sessões acontecem diariamente, entre 18 e 22, às 19 horas de quarta a sábado e às 18 horas no domingo, no Cine Sesc Palladium – Sala Prof. José Tavares de Barros e, para o bate-papo, no foyer do Sesc Palladium.