Mais um ano repleto de promissoras produções para todos os gostos já começou e o Cinemascope preparou uma listinha com dez lançamentos pra ficar de olho. Tem filme que vai bombar no Oscar, filme que já tá fazendo sucesso lá fora há um tempão, super-ultra-mega filme de super-herói, e por aí vai. Confira abaixo e marque na sua agenda!

Projeto Flórida

Exibido no Festival do Rio 2017, o maravilhoso Projeto Flórida só chega ao circuito de cinemas nacional em março deste ano. Mas a espera vale a pena. Dirigido pelo promissor diretor Sean Baker (do ótimo Tangerine), o longa-metragem acompanha o simples cotidiano da pequena Moone (Brooklynn Prince, fenomenal), que mora com a jovem mãe em uma instalação de beira de estrada próxima aos glamourosos parques temáticos da Disney, na Flórida. Ela brinca com as crianças das redondezas, leva bronca dos vizinhos e vive sorridente em contraste com a difícil situação financeira de seu lar. Contando ainda com uma baita performance do experiente William Dafoe, Projeto Flórida emociona sem apelar para o óbvio e é um dos filmes imperdíveis de 2018.

Estreia: 1 de março

Lady Bird – A Hora de Voar

A estreia na direção da talentosa atriz Greta Gerwig (Frances Ha) não poderia ter sido mais elogiada. Vencedor do Globo de Ouro de Melhor Filme Comédia/Musical e aclamadíssimo pela crítica internacional (tem 99% de aprovação no Rotten Tomatoes e nota 94 no Metascore), Lady Bird – É Hora de Voar apresenta Christine “Lady Bird” McPherson (Saoirse Ronan), uma jovem californiana de 17 anos que está no último ano do ensino médio e quer fazer faculdade longe de sua terra natal. É a clássica trama de passagem para a vida adulta marcada por brigas familiares, relacionamentos amorosos e descobertas pessoais. E esse deve ser dos bons.

Estreia no Brasil:  15 de fevereiro

Me Chame Pelo Seu Nome

Outro longa-metragem que já vem se destacando há algum tempo em festivais desde 2017, Me Chame Pelo Seu Nome é situado na riviera italiana em 1983 e conta a história de Elio (Timothée Chalamet), um adolescente de 17 anos que começa um relacionamento com o visitante Oliver (Armie Hammer), um homem bem mais velho e amigo de seus pais que está visitando a mansão da família. O filme venceu o Gotham Awards, um dos primeiros termômetros do Oscar, teve três indicações ao Globo de Ouro e o jovem  Timothée é um dos favoritos ao prêmio de Melhor Ator nas próximas premiações. Dirigido por Luca Guadagnino (Um Mergulho no Passado), Me Chame Pelo Seu Nome tem também entre um de seus produtores o brasileiro Rodrigo Teixeira, dono da produtora paulista RT Features.

Estreia: 18 de janeiro.

Os Vingadores: Guerra Infinita 

Não é exagero afirmar que Os Vingadores – Guerra Infinita é o longa-metragem mais aguardado de 2018. Dez anos atrás, quando a Marvel Studios deu início ao seu ambicioso universo cinematográfico com o empolgante Homem de Ferro (2008), certamente não imaginava o tamanho do sucesso da fórmula de filmes de super-heróis que estava por vir e que culminaria em Guerra Infinita. A complicada missão de reunir Homem-Aranha, Capitão América, Thor, Loki, Hulk, Homem de Ferro, Viúva Negra, Doutor Estranho, Gavião Arqueiro, Feiticeira Escarlate, Pantera Negra, os Guardiões da Galáxia, o vilão Thanos e tantos outros em um só filme ficou nas mãos dos competentes irmãos Anthony e Joe Russo (Capitão América: Guerra Civil). A mega produção deve marcar a despedida de muitos atores do elenco estelar e é gigantesca a torcida para que uma das maiores sagas cinematográficas já realizadas termine de forma satisfatória, assim como vem fazendo até aqui.

Estreia: 26 de abril

Marighella

A estreia na direção do renomado ator baiano Wagner Moura vai contar a história de seu conterrâneo Carlos Marighella, poeta, ex-deputado federal e guerrilheiro assassinado durante a ditadura militar em 1969. Em entrevista ao jornal O Globo em dezembro do ano passado, Moura declarou que o longa-metragem sobre o polêmico político – visto como líder da resistência por uns e terrorista por outros – não será imparcial: “Eu quero que o filme seja um depoimento nosso contra a escrotidão, contra a injustiça, a falácia, a opressão, o golpe. Contra o golpe“, afirmou o ex-intérprete de Pablo Escobar. Baseado no livro “Marighella – O Guerrilheiro Que Incendiou o Mundo”, a produção tem Seu Jorge como personagem-título e Bruno Gagliasso e Adriana Esteves também estão no elenco.

Estreia: a definir

Uma Dobra no Tempo

Adaptação do famoso livro de Madeleine L’Engle, publicado pela primeira vez em 1963, a aventura Uma Dobra No Tempo é a primeira produção com orçamento maior que 100 milhões dólares dirigida por uma mulher negra. Ava Duvernay, diretora dos excepcionais Selma e A 13ª Emenda, comanda Oprah Winfrey, Reese Whiterspoon, Mindy Kaling, Chris Pine, Zach Galifianakis e a jovem Storm Reid nesta obra de fantasia da Disney que promete encantadores efeitos visuais e um belo design de produção, como já podemos ver no trailer. Na trama, após o desaparecimento de seu pai cientista, Meg (Reid) e mais dois amigos viajam no tempo e espaço com a ajuda de três misteriosas divindades para salvá-lo.

Estreia: 29 de março.

The Post – A Guerra Secreta

Steven Spielberg dirige Meryl Streep, Tom Hanks, Sarah Paulson, Bob Odenkirk, Carrie Coon, Alison Brie, Bruce Greenwood e Jesse Plemons neste suspense de investigação jornalística baseado em fatos reais sobre o polêmico envolvimento do governo americano na Guerra do Vietnã. Precisamos de mais motivos?

Estreia: 25 de janeiro

Os Incríveis 2 

14 (QUARTORZE!) anos após uma das melhores animações do século XXI fazer sucesso no mundo inteiro e conquistar duas estatuetas do Oscar, a família mais incrível do cinema finalmente está de volta. Os Incríveis 2 tem o retorno de Brad Bird como diretor e roteirista, além de Samuel L. Jackson, Holly Hunter e Craig T. Nelson como dubladores. Pouco se sabe sobre a trama desta sequência da Disney/Pixar, mas só rever personagens tão carismáticos como o Sr. Incrível e o bebê Zezé já vale o ingresso.

Estreia: 28 de junho

A Forma da Água 

Filme de abertura do Festival do Rio 2017, vencedor do Globo de Ouro 2018 de Melhor Diretor (Guilemo Del Toro) e de Melhor Filme no Festival de Veneza do ano passado, o novo longa-metragem de Guillermo del Toro demorou a chegar por aqui e tem estreia prevista para fevereiro. Do mesmo autor de belíssimos dramas envolvendo fantasia/aventura como O Labirinto do Fauno e Círculo de Fogo, a trama de A Forma da Água mostra como uma funcionária muda de um centro de pesquisa ultra secreto nos EUA da década de 60 se apaixonou uma criatura similar a um anfíbio. A produção foi considerada por muitos críticos de cinema como um dos melhores filmes do ano passado e tem presença certa em diversas categorias no Oscar 2018.

Estreia: 1 de fevereiro

Três Anúncios Para Um Crime

Ganhando cada vez mais força na disputa pelo Oscar 2018, Três Anúncios Para Um Crime não poderia ficar de fora dessa lista. Com um elenco liderado pela consagrada Frances McDormand (Fargo) e Woody Harrelson (True Detective), o longa-metragem do diretor e roteirista Martin McDonagh (Na Mira do Chefe) apresenta a saga da inquieta Mildred Hayes. Indignada com a polícia de sua cidade, incapaz de desvendar o assassinato de sua filha, a mulher aluga três outdoors em uma estrada para chamar atenção para o caso até que o responsável pelo crime brutal seja encontrado. Vencedor de quatro Globos de Ouro (Melhor Filme Drama, Melhor Atriz, Melhor Roteiro e Melhor Ator Coadjuvante para Sam Rockwell), Três Anúncios Para Um Crime também é um dos dez filmes para ficar de olho em 2018.

Estreia: 15 de fevereiro de 2018

E com mais um monte de filmes chegando por aí, veja abaixo algumas outras produções que também merecem ser apreciadas este ano:

  • The Irishman, de Martin Scorsese (lançado em 2018 ainda não confirmado)
  • Trama Fantasma, de Paul Thomas Anderson
  • Pantera Negra, de Ryan Coogler
  • Todo o Dinheiro do Mundo, de Ridley Scott
  • First Man, de Damien Chazelle
  • O Destino de Uma Nação, de Joe Wright
  • Han Solo: Uma História Star Wars, de Ron Howard
  • Turma da Mônica – Laços, de Daniel Rezende
  • Jurassic World: Reino Ameaçado, de J.A. Bayona
  • As Boas Maneiras, de Marco Dutra e Juliana Rojas
  • Operação Red Sparrow, de Francis Lawrence
  • Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindenwald, de David Yates
  • A Volta de Mary Poppins, de Rob Marshall
  • Nasce Uma Estrela, de Bradley Cooper
  • Oito Mulheres e Um Segredo, de Gary Ross
  • Mamma Mia! Lá Vamos Nós De Novo, de Ol Parker
  • Viva: A Vida É Uma Festa, de Lee Unkrich e Adrian Molina
  • Jogador Nº 1, de Steven Spielberg
  • Arábia, de João Dumans e Affonso Uchoa
  • Ilha de Cachorros, de Wes Anderson
  • Os Novos Mutantes, de Josh Boone
  • Deadpool 2, de David Leitch
  • Bohemian Rhapsody, de Bryan Singer e Dexter Fletcher
  • 15h17 – Trem Para Paris, de Clint Eastwood
  • Mulan, de Niki Caro