Por Wallacy Silva.

No #5+1 dessa semana decidi trazer alguns filmes que têm personagens com deficiência visual. Ao ler um livro que tem como protagonista um garoto cego eu comecei a pensar como seria difícil adaptá-lo para o cinema. Grande parte das ações está ligada à limitação do personagem, suas surpresas e descobertas se dão pela audição, pelo tato, pelo olfato… O ideal seria que o filme fosse apenas sonoro. Apesar da ideia de cinema sobre deficientes visuais parecer irônica, é interessante como alguns dos personagens dos filmes que selecionei, ficcionais ou não, também possuem suas relações com a sétima arte. Pois bem, aí vão:

Ensaio Sobre a Cegueira

Uma das produções que o brasileiro Fernando Meirelles (360) dirigiu no exterior e adaptação do livro do português José Saramago, conta a história de uma epidemia que inexplicavelmente começa a deixar todos cegos. Ao mesmo tempo em que aborda as reações daqueles que ficam nessa situação de vulnerabilidade, também mostra as atitudes (nem sempre amigáveis) tomadas por aqueles que permaneceram com visão.

Vermelho Como o Céu

Mirco é um garoto de 10 anos apaixonado por cinema, mas ele perde a visão em um acidente doméstico. Enviado para um instituto de deficientes visuais o garoto descobre um gravador antigo e começa a usá-lo para criar histórias sonoras. Filme emocionante e baseado em fatos reais, conta parte da infância de Mirco Mencacci, que hoje é um prestigiado editor de som do cinema italiano.

Não Quero Voltar Sozinho

Hit no Youtube com mais de 1 milhão de views, o curta brasileiro conta a história do jovem Leonardo, um adolescente deficiente visual, que sofre mudanças na sua vida com a chegada de um novo colega na escola. Ele passa a ter que lidar com os ciúmes da amiga Giovanna e os sentimentos despertados pelo novato, Gabriel. Há rumores de que o curta pode virar longa em breve.

Janela da Alma

Documentário de João Jardim (Pro dia Nascer Feliz; Amor?) e Walter Carvalho, conta com depoimentos de pessoas com diferentes graus de deficiência visual e que falam sobre suas formas de enxergar e entender o mundo através de suas limitações. Dentre os entrevistados estão o cineasta Wim Wenders, o fotógrafo Evgen Bavca, a atriz Marieta Severo, o escritor José Saramago, o neurologista Oliver Sacks e o político Arnaldo Godoy.

Dançando no Escuro

Drama/Musical do diretor Lars Von Trier (Melancolia), conta a história de Selma Jezkova, uma mãe solteira que sofre de uma doença hereditária na visão. Sob as investidas de Jeff e com a ajuda de Kathy, ela trabalha o máximo que pode para juntar dinheiro e pagar uma operação para que seu filho não fique cego como ela está ficando. Mas de repente o vizinho Bill torna-se o pivô de uma série de acontecimentos que mudam completamente a vida de Selma. A personagem é fã de musicais e apesar do problema de visão, costuma frequentar o cinema.

Filme além dos clichês…

Luzes da Cidade

Clássico de Chaplin, o filme apresenta a paixão de um vagabundo por uma florista cega. Esta paixão o motiva a tentar conseguir dinheiro para ajudar a garota a pagar seu aluguel, já que ela está prestes a ser despejada do local em que vive com sua avó. Ele consegue o dinheiro não só para tal, mas também para pagar uma operação para a florista recuperar a visão. O diretor mescla drama e comédia nessa obra que é inegavelmente uma das mais importantes de sua filmografia, se não da história do cinema.