Por Livia Fioretti

“When a man is tired of London, he is tired of life” – Samuel Jackson.

(Quando um homem está cansado de Londres, ele está cansado da vida)

 

Big Ben, London Eye, Harrods, Piccadilly Circus… Há muito mais do que pontos turísticos e fish&chips na terra da rainha! A sétima arte já provou e retratou inúmeras vezes que Londres consegue ser muito mais do que apenas um (lindo!) cenário. God save the Queen!

O Discurso do Rei – Tom Hopper (2010)

Cinemascope - O discurso do rei

Uma das últimas aquisições para o mapa cinematográfico londrino, o filme se passa principalmente no consultório de Harley Street, onde Geoffrey Rush curou o gaguejar vencedor do Oscar, de Colin Firth. A pintura descascada e os vitrais do imóvel (que também foi usado no clipe de Rehab, de Amy Winehouse.) completam o clima foggy da cidade.

Leia a nossa crítica, AQUI.

Sherlock Holmes – Guy Ritchie (2009)

Cinemascope - Sherlock Holmes

Baker Street foi eternizada pela obra de Sir Arthur Conan Doyle, e pelo filme que leva o nome do detetive. Nesta versão, Holmes (Robert Downy Jr.) e Watson (Jude Law) enfrentam Lorde Blackwood (Mark Strong) que aterroriza a cidade inteira com sua suposta morte, que estava rodeada por mistérios macabros.

 O Diário de Bridget Jones – Sharon Maguire (2001)

Cinemascope - O diário de Bridget Jones

E por acaso tem como falar de Londres sem lembrar da britânica encalhada interpretada por Renée Zellweger? Ou do sotaque carregado de Hugh Grant? O apartamento que serviu de casa para a personagem fica perto de Borough Market, em cima de um pub, e virou ponto turístico após o sucesso do filme.

Harry Potter e a Pedra Filosofal – Chris Columbus (2001)

Cinemascope - Harry Potter

A maior saga da atualidade conta com a cidade de Londres como uma de suas grandes personagens.  O filme representou a cidade de forma tão relevante que foi criado um trolley dos alunos para Hogwarts na estação King Cross Sr. Pancras, onde era a estação 9¾. Caso você seja um “trouxa” conhecedor do universo do bruxo mais famoso do mundo, talvez reconheça o Leadenhall Market como o Beco Diagonal.

Leia o nosso especial de Harry Potter, AQUI.

Um lugar chamado Notting Hill- Roger Michell (1998)

Cinemascope - Notting Hill

O filme não apenas ajudou a popularizar a feira da Portobello Road (onde vende-se desde alimentos até antiguidades de guerras) como deixou todo mundo babando pelo bairro Notting Hill, por onde William Thacker (Hugh Grant) leva sua vida até conhecer a atriz hollywoodiana Anna Scott (Julia Roberts). Quem não queria morar numa casinha de porta azul?

Londres além dos clichês…

Blow Up – Michelangelo Antonioni (1966)

Cinemascope - Blow up

O filme conta a história do envolvimento acidental do fotográfo Thomas (David Hemmings) em um assassinato por meio de fotografias. O enredo foi baseado no conto de Julio Cortázar “Las Babas del Diablo” (1959). O filme ficou conhecido pela fatídica cena do jogo de tênis sem a imagem da bolinha, que foi filmada no Maryon Park, em Charlon.