Por Lívia Fioretti
Sabe aqueles momentos em que estamos jogados no sofá, querendo apenas curtir um filminho sem preocupações? Escolha um de nossa seleção “E viveram felizes para sempre”, pegue uma pipoca e se surpreenda. Quem disse que finais felizes necessariamente precisam ser românticos?
Luzes da Cidade (Charles Chaplin – 1931)
O filme conta a saga de Carlito em busca de ajuda para uma bela vendedora de flores cega, por quem o vagabundo se apaixonou. Particularmente, meu filme favorito do diretor. Confira a resenha do filme em nosso Especial Chaplin.
O Mágico de Oz (Victor Fleming – 1939)
Dorothy (Judy Garland) e Totó acreditam que tudo está perdido no momento em que sua casa é varrida por um furacão, transportando-os para uma terra mágica e distante. Ao conhecerem a fada Glinda (Billie Burke), o Leão Covarde (Bert Lahr), o Homem de Lata (Jack Haley), o Espantalho (Ray Bolger) e enfrentarem a Bruxa Malvada do Leste (Margaret Hamilton), as coisas parecem voltar aos poucos para o lugar.
O Clube dos Cinco (John Hughes – 1985)
O clássico dia de detenção de cinco alunos, que a princípio não tinham nada a ver uns com os outros, mas acabam mudando suas vidas: o vagabundo John Bender (Judd Nelson), o atleta Andy Clark (Emilio Estevez), o nerd Brian Johnson (Antony Michael Hall), a esquisita Allison Reynolds (Ally Sheedy) e a princesa Claire Standish (Molly Ringwald).
Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas (Tim Burton – 2003)
Ed Bloom (Albert Finney/Ewan McGregor) é um viajante que mistura realidade e fantasia ao contar sua grande volta ao mundo. Todos, com exceção do filho Will (Billy Crudup), ficam fascinados pelas histórias… Agora, no final de sua vida, é hora de esclarecer os mitos contados ao longo dos anos.
Memórias de Uma Gueixa (Rob Marshall – 2004)
Baseado no livro homônimo sobre a cultura japonesa, conta a transformação da jovem Chiyo de doméstica em gueixa. Depois de ser vendida para uma famosa Okyia, a menina teve todos os seus sonhos roubados até se apaixonar por um influente empresário japonês, cuja aproximação passa a ser seu objetivo de vida.
Filme além dos clichês…
Uma Aventura na Martinica (Howard Hawks – 1944)
Depois de se meter em um tiroteio, o americano expatriado Harry Morgan (Humphrey Bogart), dono e capitão de um barco na Martinica, aceita um serviço de membros da resistência francesa. Se não bastasse, ele precisa aprender a lidar com sua relação com a espirituosa forasteira Marie “Slim” Browing (Lauren Bacall), que se torna a cantora do bar do hotel onde passam a maior parte do tempo.