Por Rafael Ferreira

Muitos passam o ano inteiro esperando a chegada do mês de dezembro, o mês das férias, e das festas de natal e ano novo, mas como tudo na vida, o mês de dezembro está sujeito a catástrofes, tragédias, dor, ou qualquer outra coisa pior. Foi pensando nisso que fiz uma seleção de acontecimentos terríveis no mundo do cinema que aconteceram no período de Natal.

O Estranho Mundo de Jack

Cansado de ser o Rei do Halloween, Jack Esqueleto deseja algo novo em sua vida, vagando melancólico pela floresta ele descobre a Cidade do Natal e o seu rei, o Papai Cruel (como ele e os outros monstros o chamam), e logo pretende dar a sua visão do que é o Natal. O resultado é: brinquedos fazendo famílias reféns, outros tentando comer crianças, uma cobra engole uma árvore de natal, uma guirlanda tenta engolir uma senhora, etc. Tudo isto faz com que as autoridades tomem uma medida drástica: abater o trenó do Papai Noel. E para piorar a situação, o verdadeiro Papai Noel está preso no covil do Boogie Man (o Bicho Papão) prestes a morrer. Que mente doentia criou isto?

Duro de Matar

John McClane (Bruce Willis) é convidado para a festa de Natal do trabalho de sua esposa no Nakatomi Plaza. Nada vai bem entre a relação entre os dois e, para piorar a festa de Natal, o prédio é tomado por terroristas fazendo todos de reféns, sobrando apenas McClane para salvar o Natal. Duro De Matar foi o filme que definiu o gênero ação, todos os outros que vieram depois devem tudo a este, e se você não concordar, só posso dizer “Yippee-ki-yay motherfocker”!

Gremlins

Dar um cachorrinho de presente de Natal para o seu filho pode ser uma boa escolha, pois os dois podem se tornar grandes amigos, mas se você quer lhe ensinar responsabilidade, dê-lhe um Mogwai. As regras são as seguintes: 1) Mantê-lo afastado de luz forte, principalmente a luz do dia; 2) Mantê-lo afastado de água, nada de banho, água para beber, absolutamente nada; 3) Não importa o quanto ele implore, nunca o alimente após a meia-noite. Caso você desobedeça uma dessas regras, ou todas, você terá o CAOS! Monstrinhos verdes de olhos vermelhos cantando músicas natalinas. E por falar em natais infelizes, quem se lembra daquela revelação clássica de Kate (Phoebe Cates) sobre o motivo de ela odiar o natal?

Parente é Serpente

O Natal é a época do ano em que a família se reúne para a ceia de Natal. E esta família, você já conhece, igual a sua ou a minha. Tudo vai bem com a família Colapietro, a enguia foi jogada pela janela, a prima Mônica come escondida no quarto, a tia Milena chora porque não consegue ter filhos, o vovô Savério se veste de militar para ir à missa, e… os avós anunciam que decidiram morar com um dos filhos, e a partir daí tem início um jogo de empurra-empurra para ver com qual dos filhos os avós irão morar. Parente É Serpente é uma comédia italiana de humor negro que termina em tragédia.

Natal Sangrento 2 – Retorno Macabro

O primeiro filme da saga de 5 (totalmente desconhecidos) tem em sua narrativa um assassino que se veste de Papai Noel e mata as pessoas com um machado, e uma história sobre os abusos que uma criança sofre nas mãos de uma freira num orfanato, mas isso no primeiro filme, e o que isto tem a ver com esta seqüência? Bem, tudo isso é mostrado em flashback, 40 minutos de flashback, contados pelo ponto de vista de Ricky (Eric Freeman, por favor, saia do anonimato, o mundo te ama) que era a criança do orfanato e crescera para se tornar um psicopata.

Mas isto não é o pior que pode acontecer, dê só uma (muitas) olhada(s) no vídeo a seguir:

A Morte de Charles Chaplin

No dia 25 de dezembro de 1977 o mundo perdeu Charles Chaplin, um dos maiores cineastas que já viveu, responsável por obras como O Garoto, O Circo, Luzes Da Cidade, Em Busca Do Ouro, Tempos Modernos, e O Grande Ditador, para citar as mais famosas. Chaplin morreu em conseqüência de um derrame cerebral aos 88 anos, e deixou saudade entre os cinéfilos. Felizmente ele nos deixou também um legado de filmes memoráveis.

A equipe do Cinemascope espera que você não tenha passado o natal como estes citados.