Da redação
A cerimônia do Oscar 2015 está se aproximando, para alegria dos cinéfilos de plantão. Após divulgada a lista de indicados, as previsões acerca dos favoritos a conquistarem a tão desejada estatueta dourada não param de surgir, como é de costume anualmente. Mas afinal, como é construída uma estatueta do Oscar? Abaixo revelamos o processo, mas podemos adiantar: a trabalheira é grande!
Só para você ter uma ideia, até hoje 2.947 pessoas já foram premiadas, o que significa dizer que, no mínimo, essa mesma quantidade de estatuetas já foi confeccionada. Cada Oscar mede 34,2 cm e pesa 3,8 kg. Como sabemos, ele é extremamente brilhante e muito, muito bonito. Tudo isso é alcançado com incríveis 40 horas de trabalho – para cada estatueta – e um controle de qualidade extremamente rigoroso, impiedoso e intolerável com trabalho mal feito.
As etapas de confecção são descritas abaixo. Confira:
1. O cavaleiro e sua espada
Quem fabrica as estatuetas é a empresa de fundição R.S. Owen’s & Co., que se encarrega do trabalho desde 1983. A etapa inicial consiste em derreter lingotes de estanho e preencher moldes já prontos que tem o formato de um cavaleiro segurando uma espada. Esse design foi criado em 1928 e é utilizado até hoje.
2. Limpeza e identificação
Depois de resfriadas, as estatuetas são retiradas dos moldes e lustradas. As imperfeições são cuidadosamente removidas a mão e, nas costas de cada figura e na base, é gravado um número de série em forma de um rolo de filme. Visando garantir a autenticidade da estatueta, cada Oscar tem uma numeração diferente.
3. O banho de ouro
Acredite! O Oscar recebe mais coberturas que um sorvete. Primeiro ele recebe um banho de cobre, depois níquel, prata e, por fim, o tão cobiçado ouro 24 quilates. Muita ostentação, não é? A cada camada, a estatueta é novamente lustrada para garantir o máximo possível de brilho.
4. Montando no ‘cavalo’
Depois de uma demão de verniz, o cavaleiro e sua espada são encaixados em uma delicada base de níquel escuro. Essa é a etapa (quase) final do processo de produção, mas ainda assim, um último retoque é requerido. Você deve lembrar que, ao final da cerimônia, o vencedor devolve rapidamente a estatueta para que o seu nome seja gravado nela, né? Então, somente após essa etapa o Oscar está finalmente concluído.
5. Cavaleiro sacrificado
Nem tudo são flores para o nosso brilhante cavaleiro dourado. Se alguma falha, por menor que seja, for detectada, o carequinha é partido ao meio e descartado. Só para destacar, a cada cerimônia, cerca de 50 estatuetas são confeccionadas.
Ufa! Muito interessante e trabalhoso, não é? Fique ligado! A cerimônia do Oscar 2015 acontece no dia 22, às 21 h e estaremos colados nela, com cobertura em tempo real em nossas redes sociais.