Por Guilherme Franco
Globe of Death é um curta documental que reinaugura o estilo muitas vezes rotulado como tedioso e que parece ter uma linguagem já explorada à exaustão com os talking-heads¹ e imagens de cobertura². Luzes vermelhas, azuis, lanternas, tudo começa com um plano detalhe em um olho, vermelho e sons de trovões, e aí uma voz masculina inicia contando que já quebrou inúmeras partes de seu corpo.
“Não importa quantas quedas, batidas ou ossos quebrados eu tiver, eu vou sempre levantar e subir de novo na moto”.
Depois de um pequeno tempo começa-se a notar que aquilo não é uma ficção científica e nem o que poderia ser um branded-content³, e sim uma história de mais um cidadão comum que trabalha em um local que foi tido como exótico e perigoso com o tempo. A dupla Autobahn (Pedro de la Fuente e James Worsley) centram-se no ímpeto do documentário: achar uma história que pode ser exótica, perdida em um monte de narrativas consideradas comuns, e transformá-la em algo mais exótico ainda valendo-se de uma estética noturna, iluminada e fantástica.
Com poucos minutos, os diretores constroem uma jornada do herói com contextualização, ponto de virada e transformação. Lucius Zafalon é o personagem principal da história, que mostra sua transformação desde seus primeiros desejos com a moto, sua quase desistência e a sede de vida que consegue saciar estando em cima do banco de uma motocicleta e rodando em um pequeno círculo de ferro.
O curta teve o selo de “Vimeo Staff Pick”, uma pequena seleção de produtos audiovisuais no site que tiveram destaque por sua excelência e qualidade técnica.
¹pessoas falando em um plano fixo diante as câmeras
²imagens de apoio para utilização na montagem, sem ser o entrevistado falando, não o principal foco do vídeo
³é todo conteúdo de entretenimento produzido pelas marcas. O conceito de branded content é o mesmo que marketing de conteúdo, o que significa, basicamente, oferecer informações úteis ao usuário ou cliente que não necessariamente tenham relação com a marca.
Assista na íntegra: