Por Lívia Fioretti
Não é segredo que parcerias entre profissionais de diferentes áreas podem gerar resultados sensacionais. Mourir Auprès de Toi (To Die by Your Side), sem título em português, é um curta criado pelo cineasta Spike Jonze em colaboração com a designer Olympia Le-Tan, famosa na Europa por fazer bolsas (caríssimas!) inspiradas em capas de clássicos da literatura.
O curta de 6 minutos de duração se passa em uma famosa livraria parisiense, a Shakespeare & Co, quando as luzes se apagam. Como um Toy Story adulto, os personagens dos livros ganham vida e passam a interagir entre si… Caso do valente (e desastrado) esqueleto da capa de Macbeth, que se apaixona pela sexy ruiva de Drácula. O casal embarca em uma jornada desde o estômago de Moby Dick até a Morte para poder ficar junto.
A ideia surgiu quando Jonze encomendou uma peça de O Apanhador no Campo de Centeio à designer, que pediu um filme em troca. Contando com a codireção do cineasta francês Simon Cahn, o time escreveu o roteiro entre Los Angeles e Paris durante seis meses. Em seguida, foram necessários mais três meses para Le-Tran cortar as 3.000 peças de feltro usadas no stop motion, que precisou de mais dois meses para as gravações.
Segundo o próprio Jonze, o projeto era algo sem programação, que surgiu naturalmente assim que conheceu o trabalho da designer. “Um curta é como um rascunho: você pode ter a ideia e simplesmente ir e realizá-la”, disse o diretor.