Por Gilberto Varis

Gatorrada, curta-metragem da dupla Tomate foi o grande vencedor do Young Directors Award 2012 em junho desse ano, premiação que acontece dentro do Festival de Cannes. O curta de um minuto alia duas ideias que regem o universo: torradas sempre caem com a manteiga virada para baixo e gatos sempre caem de pé. O cenário, um laboratório precário onde o cientista deixa a torrada cair. Em seguida, ele faz um teste, de uma altura muito baixa (muito mesmo) a torrada desafia as leis da física e também cai com a manteiga virada para baixo. Depois o cientista ergue o gato e deixa o bicho cair em cima de uma mesa. O gato cai de pé. O cientista tem então uma ideia, ousada, perigosa e que pode revolucionar todo o rumo da humanidade: prender uma torrada com manteiga no gato.

Assista ao curta e veja o resultado:

[youtube]Z8yW5cyXXRc[/youtube]
O vídeo, um filme promocional da bebida energética Flying Horse, concorreu na categoria Broadcast Non Europe e deu aos brasileiros Tomas Salles e Mateus Araújo, dupla de currículo invejável, o prêmio ao qual concorriam. O conceito desse ano escolhido pelos organizadores da premiação foi Directing, it’s in your bones e o promo divulgado mostra um menino dirigindo os pais… na cama.

[youtube]brFC2g8nXbQ[/youtube]
O festival acontece dentro do Festival de Cannes, e é um dos pioneiros no estímulo a novos e jovens diretores. Os filmes que concorrem na premição devem estar entre os quatro primeiros da carreira do diretor e acontece desde 1998. Você pode obter mais informações sobre o festival acessando ao site www.youngdirectoraward.com onde você também pode inscrever seu curta e assistir aos vencedores das edições passadas. Vale muito a pena conferir.