Por Lívia Fioretti
Paperman é um curta de 2012, produzido pelos estúdios Walt Disney e dirigido por John Kahrs. O filme mistura a animação tradicional com a computadorizada e ao ser aliado com a coloração preta e branca consegue transmitir uma sensação moderna e vintage ao mesmo tempo, além de conseguir trazer uma estética diferente para o curta.
A obra se passa em uma Nova York cinzenta e dominada pela rotina, onde um jovem rapaz possui como vida apenas o trabalho… Até que em um dia, graças a uma folha de papel, ele vê o amor de sua vida na plataforma de uma estação de trem. Inconsolado por perdê-la de vista, o rapaz chega ao trabalho e percebe algo que mudará o destino dos dois.
A história fofa mostra que o amor consegue tirar da rotina até o mais sério dos homens. Além do casal protagonista, existem personagens secundários extremamente cativantes que cruzam a vida dos pombinhos e dão aquele toque de comédia à história. O chefe do rapaz e um menininho no trem merecem destaque, ajudando a arrancar boas risadas do espectador.
O filme levou o 40o Annie Award e o Oscar da Melhor Curta em Animação em 2013, sendo o primeiro curta produzido pelos Estúdios Disney a levar o prêmio da Academia desde 1969, com It’s Tough to Be a Bird.
Paperman é inovador nos aspectos de roteiro, estética e personagens e vale muito a pena ser assistido pelos românticos de plantão e até por aqueles que estão um pouquinho sem esperança. Quem sabe ele não te inspira a encontrar alguém no metrô amanhã?
Veja o curta: