Por Aline Fernanda

Qual é o limite entre o certo e o errado? Até onde podemos jugar o outro baseado no que acreditamos? A resposta para a maioria deve parecer simples, mas não é bem assim que acontece. E o longa A Lição vem para mostrar que nem tudo é tão simples quanto aparece. Quando uma honesta professora de uma cidade búlgara descobre que um de seus alunos roubou uma pequena quantia em dinheiro. Agora, ela precisa descobrir quem foi para ensinar o que é certo ou errado. Ao mesmo tempo, a mulher precisa tomar medidas desesperadas para evitar a ruína financeira de sua família.

O filme lembra o Dois Dias, Uma Noite, dos irmãos Dardenne, uma mulher com um prazo curto para resolver um grande problema. Nade descobre que o marido não pagou o empréstimo e que está prestes a perder sua casa, o oficial de justiça avisa que eles tem 3 dias para pagar o valor total ou teria a casa leiloada. A partir dai começa a luta da professora, que ainda não desistiu de pegar quem roubou o dinheiro na sala de aula, o sofrimento de Nade chega a fazer com que torçamos para um final feliz. Situações extremas pedem atitudes extremas? 

Mostrando uma Europa que está longe do luxo e beleza a fotografia do longa deixa tudo ainda mais sem graça e mais triste. Assim como os Dardenne, os diretores usam bastante câmera na mão quando acompanham a personagem em sua busca pelo sucesso. O roteiro acompanha todo o sofrimento da personagem para justificar o que está acontecendo e para aproximar quem assiste.

O filme tem o poder de nos fazer pensar, principalmente nesse momento em que “está na moda julgar”, acredito que o apelo de A Lição é: antes de julgar o outro tente a empatia (capacidade de compreender o sentimento ou a reação da outra pessoa se colocando no lugar dela). É muito fácil apontar o dedo e dizer que a outra pessoa está errada baseado em suas próprias crenças, e isso vem sendo ampliado com a voz que as redes sociais dão. É muito fácil defender o meu ponto de vista sem saber o que acontece com o outro e, principalmente, sem me colocar no lugar dele, não que se você fizer esse exercício justifica o julgamento, mas perdemos o poder de nos aproximar dos outros e usamos o poder dos julgamentos por aparência. Na verdade a lição não é pro aluno que roubou, mas para a professora que queria mostrar que isso estava errado.

260x365_1431636421A Lição (Urok)

Ano: 2014

Diretor e roteirista: Kristina Grozeva, Petar Valchano

Elenco principal:  Atanas Bratoev, Ivan Barnev, Ivan Savov, Ivanka Bratoeva, Margita Gosheva, Nikolay Todorov, Poli Angelova, Stefan Denolyubov

Gênero: Drama

Nacionalidade: Bulgária, Grécia

 

Confira o trailer: