Por Verônica Petrelli

Você namora há muito tempo ou é casado há vários anos e já sentiu, em algum momento, que sua vida a dois caiu na mesmisse? Está cansado da rotina e gostaria de voltar a ser jovem para aproveitar os acontecimentos da maneira mais desapegada possível? Pois é, então esse filme pode servir para você…

Cornelia (Naomi Watts) e Josh (Ben Stiller) são um casal de meia idade que, depois de algumas tentativas mal sucedidas de ter um filho, decidem viver inteiramente para o trabalho e focar seus esforços em cuidar um do outro. Ele é um documentarista não muito conhecido no mercado, enquanto ela é produtora e trabalha principalmente para o seu pai, um dos mais renomados documentaristas da história do cinema. Isso acaba gerando um certo ciúme em Josh, que tenta a todo custo levar seu trabalho adiante sem as intervenções do sogro. Mas acima de todos os atritos, o casal tem uma vida pacata, saudável e sem muitos estresses. Pacata até demais.

Tudo isso muda com a chegada de dois jovens descolados e hipsters: Jamie (Adam Driver) e Darby (Amanda Seyfried). Eles entram no dia a dia dos quarentões e proporcionam aos dois muitas experiências novas e descobertas nunca antes imaginadas. Cornelia e Josh aprendem que o espírito jovem está guardadinho dentro do coração deles, e ao se permitirem viver de maneira mais desapegada, aprendem que fugir da mesmisse pode ser fácil e encantador!

O jovem Jamie (Adam Driver), assim como Cornelia e Josh, também tem interesse pelo ramo de documentários e começa a produzir um filme que tem tudo para ser um sucesso. Com a ajuda do casal na filmagem e produção, ele acaba despontando como um astro e diretor de cinema. Mas tudo isso tem um preço para Josh (Ben Stiller), que começa a desconfiar de tantas coincidências…

Acima de qualquer coisa, o Enquanto Somos Jovens é extremamente sensível e mostra a importância de aproveitarmos os momentos e vivermos como se fôssemos sempre jovens, se não de idade, de espírito. Ao assistirmos ao filme, percebemos que nada é por acaso e que certas pessoas têm uma razão de ser na nossa vida, podendo mudar por completo nossas atitudes. É uma moral da história bem bonitinha!

Além disso, o roteiro é muito bem construído e permite explorar as emoções dos personagens de maneira bem interessante (o filme é adaptado de uma peça de teatro). Palmas para Noah Baumbach (Frances Ha), diretor e roteirista do longa. Não se espera nada diferente do cara que fez o roteiro de Madagascar 3: Os Procurados. Palmas também para a equipe de sonoplastia. Os momentos de tensão são muito bem pontuados por sons que causam aflição e angústia.

Por último, mas não menos importante, é essencial falar que Ben Stiller e Naomi Watts estão espetaculares, com uma química e uma sintonia incrível na telona. Eles expõem de uma maneira muito bacana os dilemas e os conflitos da meia idade. Tudo flui de forma natural, gostosa, divertida. Me faz pensar em como vou agir quando tiver os meus quarenta e tantos anos. Será que vou ficar afobada para viver uma vida jovem e despojada? Quem sabe?

Pôster - Enquanto Somos Jovens

Enquanto Somos Jovens (While We’re Young)

Ano: 2015

Diretor e roteirista: Noah Baumbach

Elenco principal: Ben Stiller, Naomi Watts, Adam Driver, Amanda Seyfried

Gênero: Drama, Comédia

Nacionalidade: EUA

 

 

 

 

Veja o trailer:

Galeria de imagens: