Por Verônica Petrelli

Ao vermos Johnny Depp totalmente transfigurado no trailer de Aliança do Crime, careca, envelhecido e de olhos claros, e dividindo cena com atores como Joel Edgerton e Benedict Cumberbatch, a expectativa fica gigante e esperamos um filmão de tirar o chapéu! E realmente as atuações são o que sustentam a adaptação.

Baseado em fatos reais, o filme tem como pano de fundo a cidade de Boston entre as décadas de 1970 e 1980 e conta a história de James “Whitey” Bulger (Johnny Depp), um dos maiores gangsters da história dos Estados Unidos. O mafioso irlandês, naturalizado americano, era o chefe da gangue Winter Hill, que atuava no sul de Boston. Ele e seus comparsas foram responsáveis por crimes como assassinato, extorsão, tráfico de drogas e armas, jogatinas e por aí vai. E pra piorar, Jimmy tinha uma relação muito próxima com seu irmão, William Bulger, que na época era senador e uma importante figura política local.

A história começa a se desenrolar quando o gangster Jimmy se encontra com um velho amigo de infância, John Connelly (Joel Edgerton), agente do FBI. Connelly tem a intenção de capturar a máfia italiana em Boston e pede a ajuda de Bulger, que passa a agir como informante oficial do FBI. O problema é que Connelly começa a se envolver de maneira muito intensa com a Winter Hill Gang e faz vistas grossas para muitas atrocidades cometidas por Jimmy e sua trupe. Com o título de informante e o constante amparo do FBI, o poder de James Bulger vai crescendo e ele se torna um dos maiores mafiosos da história dos Estados Unidos. Ele de fato ajudou o FBI a prender a gangue italiana, mas os ônus para o órgão federal foram muito maiores do que os bônus.

Depois que seu envolvimento com o FBI vazou no jornal The Boston Globe e seus comparsas começaram a delatar o esquema, Bulger fugiu de Boston e ficou desaparecido por cerca de 15 anos. O gangster foi incluso na lista dos fugitivos mais procurados da história dos Estados Unidos, ao lado de nomes como Osama Bin Laden. Jimmy foi capturado em junho de 2011, na Califórnia.

Todos os altos e baixos dessa figura super icônica são trazidos por ninguém menos do que Johnny Depp, em uma atuação que promete até indicação ao Oscar. Depois de ter protagonizado alguns fracassos de bilheteria, como Mortdecai, Transcendence – A Revolução e O Cavaleiro Solitário, o ator voltou com tudo em Aliança do Crime. Além disso, ponto positivo pra equipe de maquiagem e figurino. A caracterização é tão bem feita que Depp parece até um demônio, com seus olhos verdes penetrantes. Ele ficou idêntico ao Bulger de verdade, sem tirar nem por! Tudo isso vale também para a maquiagem dos outros atores, como Joel Edgerton e Jesse Plemons (que interpreta o gangster Kevin Weeks).

O único ponto negativo é que o filme acaba se tornando muito maçante em alguns momentos. Suas duas horas ficam longas e arrastadas devido a pausas muito extensas, cenas supérfluas e diálogos demorados. Talvez se o roteiro tivesse se atido a outros detalhes mais curiosos, como a passagem de Jimmy por Alcatraz, a amizade de Connelly e Bulger na infância ou até mesmo a luta do gangster para se manter longe da polícia, o filme ficaria mais rico. =)

 

Aliança do CrimeAliança do Crime (Black Mass)

Ano: 2015

Diretor: Scott Cooper

Roteiro: Mark Mallouk e Scott Cooper

Elenco: Johnny Depp, Joel Edgerton, Benedict Cumberbatch, Jesse Plemons, Kevin Bacon, Dakota Johnson

Gênero: Ação, Crime, Drama

Nacionalidade: EUA

 

Confira o trailer:

Galeria de fotos: