Por Wallacy Silva


Três amigos de infância se reencontram depois de muitos anos sem se ver.  Macu (Caio Blat), que permaneceu no bairro do Capão Redondo, parece estar envolvido com a criminalidade. Jaiminho (Jonathan Haagensen) é jogador de futebol e está jogando na Espanha. Pibe (Silvio Guindane) se mudou do bairro pra ganhar a vida como corretor de imóveis e viver com sua esposa e seu filho. Por ocasião do aniversário de Macu os três amigos se veem juntos novamente, e em um período de 24 horas vão lavar a roupa suja, relembrar os velhos tempos e tomar decisões que mudarão as vidas de cada um.O filme de Jefferson De passa longe de ser mais um “filme de favela” ou “filme de violência”. Evitando ao máximo os clichês, o longa conta com personagens complexos, tanto os principais quanto os secundários. É impressionante como conhecemos os personagens rapidamente e entendemos as relações entre eles somente através das ações de um único dia, sem necessidade de um narrador ou de flashbacks.

Um dos grandes pilares de sustentação do filme são as atuações. Cássia Kiss e Ailton Graça se destacam como a mãe e o padrasto de Macu. Os três protagonistas estão completamente entregues aos seus papéis. Guindane encarna o jovem visivelmente desanimado com a rotina familiar longe do Capão. Haagensen, o jovem que ficou rico rapidamente mas não esqueceu suas origens, e parece não saber muito bem o que fazer com tanto dinheiro. Blat, o remanescente no bairro que está preocupado a todo o momento com um “serviço” que vai realizar.

O personagem de Blat, aliás, se destaca por outros aspectos. “Macu” é uma referência à Macunaíma, personagem de Mário de Andrade. No clássico da literatura brasileira, Macunaíma representa a miscigenação cultural, linguística e racial, característica do Brasil. O “herói sem nenhum caráter” é negro, filho de mãe índia, e durante o romance, ao tomar banho em uma cova com água encantada, se torna branco de olhos azuis. Já o anti-herói de Jefferson De é branco e, ironicamente, o único a permanecer no bairro de origem e a se envolver com a criminalidade, subvertendo assim a “lógica” racista da sociedade, muito perpetuada no cinema nacional.

Bróder é um filme dinâmico e nos oferece cenas interessantíssimas do ponto de vista técnico, como um dos primeiros planos-sequência, no qual Macu, no início do dia, atravessa parte do bairro cumprimentando seus conhecidos. Muitos amigos, mas é preciso saber quais são os verdadeiros, pois sempre chega a hora em que teremos que optar. Antes de todas as críticas sociais que podem ser decantadas, Bróder é um filme sobre as relações entre as pessoas, especialmente sobre amizade.

 

Cinemascope---Bróder-PosterBróder

Ano: 2009

Diretor: Jeferson De

Roteiro: Newton Cannito.

Elenco Principal: Caio Blat, Cássia Kiss, Jonathan Haagensen, Silvio Guindane, Ailton Graça, Cíntia Rosa, Zezé Motta.

Gênero: Drama.

Nacionalidade: Brasil

 

 

 

Veja o trailer:

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