Por Luciana Ramos
Um senhor de idade com cabelos longos e pintados de loiro e pinta de menino conversa com uma jovem dominicana (Yanet Mojica) na praia. Ele diz que vai partir; ela, que sentirá sua falta. Ele pergunta o que poderia dar de lembrança; ela pede o seu colar e um pouco de dinheiro.
Logo depois, a vemos em um hotel, esperando uma senhora de certa idade (Geraldine Chaplin) que mora ali. Ao ficar claro que as duas também mantém um romance, a personalidade de Noelí é apresentada ao público: trata-se de uma oportunista que seduz em troca de dinheiro e favores. Assim, ela se mantém e sustenta o seu namorado (Ricardo Ariel Toribio), que arquiteta os golpes. Porém, a má índole da jovem não é de modo algum ignorada pela mulher mais velha; a esta, no entanto, tal fato não tem o mesmo peso da sua paixão, que deseja vivenciar plenamente na Europa.
Em meio aos planos de viagem (oportunamente avaliados pelo namorado), Noelí vê o seu carinho crescer pela senhora, ao mesmo tempo em que sua relação com o namorado sofre por conta dos ciúmes dele.
E assim, Dólares de Areia caminha, dissecando as emoções das duas mulheres, adotando o ponto de vista individual em cada situação apresentada para revelar aos olhos do espectador os desequilíbrios derivados de tal arranjo.
Tal construção torna o filme simples na sua narrativa e sensível no foco de abordagem, pautando-se na sutileza dos sentimentos experimentados por estas duas personagens, seus interesses pessoais e o constante embate entre racionalidade e emoção. Para isso, resvala-se na ótima atuação das duas atrizes, em especial no magnetismo e delicadeza de Geraldine Chaplin.
Trata-se, portanto, de uma obra intimista e bem trabalhada, escolha perfeita para o encerramento da 38ª edição da Mostra Internacional de São Paulo.
*Crítica publicada originalmente como parte da cobertura da 38° Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.
Dólares de Areia (Dólares de Arena)
Ano: 2014
Diretor: Laura Amelia Guzmán, Israel Cárdenas
Roteiro: Laura Amelia Guzmán, Israel Cárdenas
Elenco Principal: Geraldine Chaplin, Yanet Mojica, Ricardo Ariel Toribio
Gênero: romance, drama.
Nacionalidade: República Dominicana, México, Argentina.
Veja o trailer: