Por Wallacy Silva
Lado a Lado aborda a evolução do cinema a partir dos avanços tecnológicos das câmeras de filmagem. O equipamento digital, cada vez mais popular, faz a produção de um filme economizar tempo e dinheiro, oferece uma série de facilidades na pós-produção e alcança uma qualidade enorme das imagens. Mas a captação de imagens em película ainda é utilizada, por saudosismo de alguns ou por produzir uma imagem melhor na opinião de outros.
Didático, o longa explica o funcionamento dos dois tipos de câmera, fala da importância do trabalho do diretor de fotografia, mostra como é filmado um filme em 3D, como trabalham os coloristas na pós-produção, compara como é feita a montagem do filme em película e do filme digital, etc. O documentário se mantém completamente neutro diante da questão, e dá voz para aqueles que conhecem do assunto: grandes diretores, diretores de fotografia, produtores, exibidores, estudiosos… enfim, que expõem na tela suas opiniões, às vezes divergentes, às vezes complementares, acerca do tema. É vasto e talentoso o selecionado de artistas que está no documentário, mas dá pra sentir muito a ausência de Peter Jackson. O diretor filmou O Hobbit utilizando uma tecnologia até então não utilizada em nenhuma grande produção, com uma câmera que capta 48 quadros por segundo (ao invés dos tradicionais 24). Colher o seu depoimento e falar sobre este avanço seria dar um passo a mais em direção ao futuro do cinema.
A discussão vai além do “película versus digital” e acaba tratando também de outros fenômenos. A facilidade do acesso às câmeras digitais significa um volume maior de produções, mas o que acontece com a qualidade desses trabalhos? Como o público lida com essas mudanças? Uma das chaves para discutir o fazer a sétima arte está aí: a forma de consumir cinema também mudou. Os espectadores não só veem cada vez mais filmes em casa, mas agora se utilizam dos tablets e de outros devices para ver filmes em qualquer lugar! Ao discutir esses e outros assuntos com grandes nomes do cinema, este trabalho do diretor Christopher Kenneally se constitui como um registro valiosíssimo para todos os amantes dessa arte. No final do documentário fica a sensação de que caminhamos para um futuro sem película. Até então os processos fotoquímico e digital coexistem, lado a lado, mas até quando?
Ano: 2012
Diretor: Christopher Kenneally.
Roteiro: Christopher Kenneally.
Elenco Principal: Keanu Reeves (narração e entrevistas), Steven Sodebergh, James Cameron, David Lynch, Richard Linklater, Martin Scorsese, Lana e Andy Wachowski, Christopher Nolan, Wally Pfister, David Fincher, George Lucas, Robert Rodriguez, Reed Morano, Greta Gerwig, Lars von Trier, Danny Boyle, Lena Dunham, Joel Schumacher (entrevistados).
Gênero: Documentário.
Nacionalidade: EUA.
Veja o trailer:
[youtube]Rr1l1NgQH4s[/youtube]