Por Paulo Junior
Mama (Mamá, 2013) é o filme de estreia do argentino Andrés Muchietti, baseado no curta-metragem homônimo de 2008, dirigido pelo próprio Muchietti. Produzido pelo consagrado Guillermo Del Toro, o longa-metragem é um dos muitos suspenses existentes na indústria hollywoodiana. Depois de matar sua esposa e seus dois sócios, Jeff (Nikolaj Coster-Waldau) sequestra suas duas filhas, Victoria (Megan Charpentier) e Lilly (Isabelle Nélisse).
Após sofrerem um acidente, Jeff leva as filhas para uma cabana abandonada em meio a uma floresta e tenta matá-las, para depois suicidar-se. No momento em que vai atirar contra Victoria, uma entidade aparece e o leva de lá. Sozinhas, as meninas são alimentadas com cerejas e se adaptam ao meio animal da floresta. Cinco anos se passam, Lucas (também interpretado por Nikolaj Coster-Waldau), irmão de Jeff, encontra suas sobrinhas.
Lucas e sua namorada, a musicista Annabel (Jessica Chastain), resolvem criar as meninas em uma mansão cedida pelo Dr. Dreyfuss, que visa analisar o comportamento das duas garotas. Victoria e Lilly, além de manterem hábitos selvagens e animalescos, estão ligadas a um ser estranho, intitulado por elas como Mama. Após presenciar um acontecimento bizarro, Lucas sofre um acidente e entra em coma. Assim, cabe à Annabel a função de cuidar das meninas.
Paralelamente a isso, Dr. Dreyfuss inicia uma pesquisa para identificar o espírito de Mama. Descobre-se que essa entidade cuidou das meninas enquanto estavam indefesas na cabana. Enquanto pesquisa, esse espírito misterioso continua a assombrar a vida de Annabel e Lucas. Quando todos os mistérios estão revelados, se inicia o clímax do filme, com direito a muitos gritos, sustos e insetos voadores.
Com uma fotografia impecável e uma direção esquematizada e muito bem feita, Mama não consegue fugir do clichê. A velha história de um casal atormentado por um espírito, crianças traumatizadas, personagens que descobrem o segredo antes dos protagonistas e não acabam bem e uma trama paralela onde relata a vida do espírito, não é mais tão comum no cinema. A impressão que dá é que o diretor junta todos os métodos utilizados em filmes do gênero como No cair da noite (Darkness Falls, 2003), O chamado (The ring, 2002) e O grito (The Grudge, 2004), para arrancar sustos da platéia.
Algo que vale destacar é que o curta-metragem que inspirou o filme é excelente (uma das cenas finais do longa-metragem foi refeita a partir do enredo do curta). Bem que o Muschietti poderia ter ficado com seu curta intocável. Antigos sustos, roteiro gasto numa tentativa fracassada de inovar.
Ano: 2013
Diretor: Andrés Muschietti.
Roteiro: Andres Muschietti, Neil Cross, Barbara Muschietti.
Elenco Principal: Jessica Chastain, Nikolaj Coster-Waldau, Megan Charpentier, Isabelle Nélisse, Daniel Kash.
Gênero: Horror.
Nacionalidade: Canadá/Espanha.
Veja o trailer:
https://www.youtube.com/watch?v=oVGINOtQgpw
Galeria de Fotos: