Por Silas Mendes
(Participação especial do Ccine10)

 

Oz Mágico e Poderoso pode agradar pelos cenários e criaturas digitais e até pela atriz Rachel Weisz, mas peca por possuir um protagonista pouco carismático e uma história simplista.

James Franco interpreta o irritante e pouco interessante Oz (o Mágico e Poderoso do título), um arrogante e farsante mágico de um circo itinerante do Kansas que em uma fuga desesperada acaba por ser pego junto com seu balão por um furacão e levado para a fantástica terra de Oz.

James Franco é, ao lado do roteiro, o maior problema do filme. Ele até parece se esforçar, mas seu personagem não convence e muito menos empolga e assim sua jornada se torna cansativa e pouco criativa.

Assim como James Franco, Mila Kunis além de inexpressiva parece perdida em sua personagem, a inocente e não tão boazinha Theodora, a primeira a encontrar o Mágico e a primeira, em Oz, a cair em seus encantos. Até a segunda parte do filme, Mila está completamente apagada.

Diferente de Franco e Kunis, Weisz está deliciosamente confortável em sua personagem. Mesmo com pouco tempo de tela consegue ser a mais interessante e cativante de toda a história com uma personagem clara e bem definida.

Entre os destaques do filme, está o pequeno e muito bem feito macaquinho alado digital, dublado por Zach Braff que também interpreta Frank, o auxiliar do Mágico no Kansas. O pequenino voador, uma criatura que certamente agradará os pequeninos do lado de cá da tela, é responsável por momentos cômicos e “emocionais” na trama pouco inventiva.

Um dos pontos interessantes da trama é o uso dos atores que interpretam personagens no Kansas para interpretarem também personagens na Terra de Oz, como Michelle Williams que interpreta Annie, a amada de Oz no Kansas e Glinda a Bruxa em Oz ou Zach Braff que interpreta Frank no Kansas e dá voz a Finley o macaco alado em Oz.

Infelizmente, os efeitos, o macaquinho alado e a maravilhosa Rachel Weisz não são suficientes para ignorar a simplicidade e o vazio dramático que compõem a história.

Oz não é um péssimo filme, mas está longe de ser Mágico e Poderoso.

 

Oz, mágico e poderoso (7)Oz, mágico e poderoso (Oz, The Great and Powerful),

Ano: 2013

Diretor: Sam Raimi.

Roteiro: David Linday-Abaire, Mitchell Kapner.

Elenco Principal: James Franco, Mila Kunis, Michelle Williams, Rachel Weisz, Bruce Campbell, Zach Braff.

Gênero: Fantasia.

Nacionalidade: EUA.

 

 

 

Veja o trailer:

Galeria de Fotos: