Por Magno Martins
O filme francês Um Estranho no Lago, dirigido por Alain Guiraudie, mostra um universo gay muito diferente, lúdico até por demais. A história gira em torno de um lago, onde diversos homens gays vão para curtir um espaço de nudismo. Sim, neste filme, homens são mostrados com nu frontal. Nada demais com relação à isso, afinal, o nu tem sua importância, sim, e muitas pessoas procuram filmes de temática GLBT para apreciar também corpos nus de atores e atrizes.
Não há problema algum com relação ao nudismo do local, porém a forma com que a história foi abordada no filme realmente deixou a desejar. No filme, homens vão para “caçar” e cenas de sexo explícito entre os frequentadores do local são mostradas. O primeiro deslize do diretor talvez tenha sido não se posicionar de forma eficiente entre o erótico e o teor sexual, puramente.
Voltando para a história, o filme começa até que bem, focando principalmente na amizade entre Franck (Pierre Deladonchamps) e Henri (Patrick d’Assumçao). Franck começa a frequentar o local em busca de um parceiro. Henri, que já vivenciou experiências homossexuais, não se considera gay e frequenta o local para ver o tudo o que acontece. A amizade entre eles cresce cada dia mais, chega até a ser bonitinho, pois Henri foge totalmente dos “padrões e estereótipos” do mundo GLS e Franck é do tipo bonitão que todos desejariam ter pelo menos uma transa. Por um momento, seria até interessante se eles se envolvessem, mas a história toma outros rumos.
Ao presenciar um crime, Franck percebe que aquele lugar é muito perigoso para qualquer um. Essa é uma das partes mais intensas de todo o filme. No decorrer da trama, Franck se apaixona por Michel (Christophe Paou), o criminoso responsável pelo ato. A partir daí, a história entre Henri, Franck e Michel se entrelaça de uma forma arrastada, chegando a cansar toda uma história contada em apenas 97 minutos de filme.
Mesmo com um final aparentemente interessante, muitas coisas abordadas no filme foram desnecessárias, como as cenas de sexo explícito – que soaram gratuitas e em desacordo com a narrativa. Longe de ser moralista, acredito que tenha faltado apostar em uma abordagem mais apurada do filme. Um Estranho no Lago aborda um mundo promíscuo, explícito, uma visão unilateral, o que resulta em um trabalho fraco e sem propósito.
Um Estranho no Lago (L’inconnu Du Lac)
Ano: 2013
Diretor: Alain Guiraudie.
Roteiro: Alain Guiraudie.
Elenco Principal: Pierre de Landonchamps, Christophe Paou, Patrick d’Assumcao.
Gênero: Drama
Nacionalidade: França
Veja o trailer: