Por Guilherme Franco

“Ainda não consigo aceitar que depois de tantas guerras no mundo ainda resolvemos nossos problemas matando uns aos outros. ”

Winter on Fire: Ukraine’s Fight for Freedom  é um documentário que traz para a superfície toda a podridão do ser humano, bem como a oportunidade de abrir os olhos para algo que de ruim que está acontecendo, e se mobilizar para fazer a diferença onde vive. Regado de imagens que contém extrema violência policial, o indicado ao Oscar de Melhor Documentário foi realizado para mostrar a união de toda uma nação diante de leis irreais de políticos igualmente desacreditáveis, como proibir o uso de internet, de chapéu em praça pública, entre outras regulamentações.

O diretor Evgeny Afineevsky mostra para o espectador todo um país unido para a mudança, de idosos a religiosos. Em meio a um cenário de corrupção, de uma orgia de ditadura, na qual o poder público/líderes políticos atuavam de forma deliberada, sem medo ou receio das consequências/possíveis punições, o povo foi a luta, apesar da enorme repressão. Com idosos sendo atacados fortemente, as lentes de Evgeny não deixaram passar quase nenhum desses momentos, e conforme a narrativa vai se desenrolando, o sentimento de revolta cresce, pois os policiais não se importavam com a segurança de ninguém. Em um dos relatos, vemos uma jovem falando que nem a cruz vermelha eles respeitaram, entraram no hospital atirando e quebrando inúmeros vidros de remédio. Como uma clara forma de deixar a população mais vulnerável.

“Ter que decidir quem já estava morto foi a coisa mais difícil, fecha os olhos e já vai para a próxima vítima.” (Ekaterina Averchenko, tradutora)

Um dos personagens mais marcantes é um menino adolescente, quase uma criança, lutando pela mudança no seu país, como um verdadeiro agente de transformação que devemos ser. E aí que se mostra outro ponto interessante da obra, de como se tem inúmeras crianças engajadas nesse tipo de luta social e política. Também não se tem distinção entre religião, um dos relatos é de um líder religioso que fala como as religiões se juntaram, e após tudo o que aconteceu, ele afirma que uma nova sociedade nasceu.

A história tem sua estrutura de áudios de entrevistas pós o ocorrido e imagens reais durante as manifestações. um dos maiores méritos do filme é o risco de vida experimentado pelo diretor durante toda a gravação, assim como em Cartel Land, o gênero documentário assume uma forma mais jornalística e perigosa de se contar uma história. Talvez uma maior explicação e base sobre o que estava acontecendo antes na Ucrânia, proporcionasse um maior envolvimento e construção do drama junto ao público, e não somente o chocar por chocar. Revoltante ter o conhecimento de situações como a que o governo põe um franco-atirador ao seu lado ou quando vemos cidadãos sendo chutados e pisoteados até quase a morte em meio a um cenário de guerra.

Winter on FireWinter on Fire: Ukraine’s Fight for Freedom

Ano: 2015

Direção: Evgeny Afineevsky

Roteiro: Den Tolmor

Elenco Principal: Bishop Agapit, Serhii Averchenko, Kristina Berdinskikh

Gênero: Documentário

Nacionalidade: Estados Unidos

 

Veja o trailer:

Galeria de Fotos: